Traços fundamentais de casais que dão certo

0

 

Quando eu era solteiro, não cogitava ter uma esposa com o dedão do pé menor que o segundo dedo.

Antes que você dê risada, pense na sua própria lista de requisitos não-negociáveis para o seu futuro cônjuge.

Hoje, depois de 17 anos de casamento, eu poderia me importar menos com metade dos itens que antes me pareciam tão importantes.

Se você está procurando um marido ou uma esposa, então considere esses traços fundamentais de grandes casais:

Comunicação saudável

Conversar é uma das atividades mais importantes a serem feitas pelos casais. Muitas situações ocorrem quando as coisas não estão claras e os casais precisam se comunicar para esclarecer esses assuntos.

Você não precisar ser alguém conversativo. Você apenas precisa ser capaz de debater com honestidade e encontrar soluções.

A comunicação é o campo da sua união. Assim como no “baseball”, você deve apanhar e lidar com qualquer situação que vem na sua direção. Digamos que alguém seja altamente extrovertido e fala o tempo todo – a outra pessoa precisa aprender a lidar com o seu estilo de comunicação sem se desgastar.

Ou talvez um deles prefira falar sobre temas profundos. A outra pessoa não precisar ter a mesma preferência, mas deve aprender a lidar com esses assuntos.

O mesmo caminho espiritual

Devemos buscar estar em “jugo igual” (2 Corintios 6.14).

Por vezes, os casamentos “desiguais” funcionam mas é surpreendente a quantidade de áreas da vida afetadas pela espiritualidade: feriados, criação dos filhos, problemas éticos, administração de problemas, entretenimento, que igreja frequentarão, livros a serem lidos, como você aproveita o seu tempo.

Quando casais não se encontram na mesma sintonia espiritual, torna-se difícil compartilharem aquilo que acreditam ser mais importante.

Amizade verdadeira

Vocês passam um dia inteiro juntos e não se irritam um com o outro no fim?

Antes de casarem, planejem uma data estratégica para fazerem algo rotineiro. Ir no mercado. Comprar um desodorante. Lavar a louça. Por quê?

Porquê estar junto em encontros interessantes é muito simples: shows, cinema, parques de diversão. Mas se tiverem apenas dias de emoção, então será mais fácil se encantar com a atividade do que com a pessoa.

Grande parte da vida envolve rotina. Se estiverem interessados um no outro enquanto juntos aguardam na fila do supermercado, então vocês possuem algo muito positivo.

Grande parte da vida envolve rotina. Se estiverem interessados um no outro enquanto juntos aguardam na fila do supermercado, então vocês possuem algo muito positivo.

Compreensão mútua

As pessoas contribuem com o clima do ambiente. Você deve entender o jeito do seu futuro cônjuge.

Talvez a pessoa que você namora seja estudiosa e introvertida, alguém que curta passar as noites em casa e fazer longas caminhadas solitárias. Isso afetará tudo, desde a carreira até o estilo adotado nas suas férias juntos.

Talvez o seu possível cônjuge seja impulsivo, sempre correndo, intenso, características que alguns adoram. Outros não.

Seus jeitos não precisam ser idênticos. Minha esposa cresceu no Texas e na Califórnia. A origem de sua família mostra tudo – desde como mostram afeto até a forma como discordam de algo.

Enquanto eu fui criado na cultura reservada e educada do Canadá. Não compartilhamos as nossas emoções e sentimentos.

Juntos precisamos trabalhar essas questões.

Atração física

Às vezes, as pessoas procuram aquele “frio na barriga” quando estão com alguém. Ou simplesmente procuram a pessoa mais atraente aos seus olhos. Na verdade, a longo prazo nenhum deles é importante.

Se esperarem que o parceiro sempre seja o mais atraente, ambos terão uma grande carga de stress. Além disso, depois de casados, pessoas mais atraentes aparecerão em suas vidas e vocês deverão ser capazes de lidar com esse sentimento sem danificar o seu casamento.

A atração física é algo que vai e vem. Ela pode mudar com o envelhecimento, acidentes ou doenças. O tempo passará e você ainda desejará estar apaixonado e comprometido com seu cônjuge, mesmo com o surgimento das rugas, da barriga e de um corpo menos bonito. A atração está na lista, mas deve ser espontâneo.

Se você idealiza um corpo, uma altura ou uma cor de cabelo em especifico, então repense sobre as suas prioridades.

Caráter e integridade

Existem mulheres que são atraídas pelos “bad boys”. E existem homens atraídos por garotas “selvagens”.

Por um tempo, namorar pessoas assim pode ser divertido (ou não). Mas pergunte a si mesmo: quero estar com essa pessoa pelo resto da minha vida?

Integridade, compaixão, bondade e esperança são coisas que você deve buscar em um parceiro.

Observe como essa pessoa interage com os outros. Ela é grossa com vendedor do mercado? Ele mente? Ele tem raiva toda hora? Ela te coloca pra baixo?

Disposição e comprometimento

Olhando pra pessoa que você namora, consegue se ver casado com ela? Se sente satisfeito e contente com o que vê?

A satisfação nasce de uma decisão definitiva. É um sentimento desenvolvido em seu interior.

Aos 20 anos, namorei uma garota muito legal. Mas vivia me questionando sobre essa relação. Eventualmente nós terminamos. Não tinha vontade de me comprometer com ela e sabia que ela merecia uma pessoa comprometida.

Quando comecei a namorar com aquela que se tornaria minha esposa, nunca cheguei a questionar minha decisão. Me comprometer com ela foi uma decisão quase que instantânea.

No entanto, ela levou dois anos para tomar essa decisão. Quando ela decidiu se casar comigo, foi um sentimento real e profundo.

Não tem problema, existem pessoas atraídas pelo outro em um ritmo mais lento. A atração será tornará forte, é necessário tempo para ser construído.

 

Traduzido por Gustavo Neves. Original aqui

No more articles
Fé inteligente todo mês na sua caixa de entrada?