Projeto separa a Bíblia em volumes clássicos e cria uma nova experiência para o leitor

0

A Bíblia é o Livro mais vendido no mundo, e independente de você crer ou não, o conteúdo é extremamente rico e complexo – não é atoa que também é o mais polêmico – foi na tentativa de deixar mais fácil a compreensão que após a Idade Média ela foi adquirindo capítulos, números, comentários, mapas (fotos do Thales Roberto, sorry não resisti a piada) e todos os livros que que eram apreciados separadamente foram compilados no que conhecemos como Canon Bíblico ou Bíblia Sagrada. No fim, ao ler as cartas de Paulo a Igreja, temos qualquer sensação, menos de ler uma carta.

Foi nesse resgate pelo estilo clássico de literatura e sem interferências, que o projeto Bibliotheca dividiu todos os livros bíblicos  em 4 volumes:

1º volume: Os cinco livros de Moisés e Os Profetas antigos;

2º volume: Os profetas (profetas maiores e os 12 profetas menores);

3º volume: Os escritos (Salmos, Provérbios, Jó, Cantares de Salomão, Ruth, Lamentações, Eclesiastes, Esther, Daniel, Esdras-Neemias e Crônicas)

4º volume com o Novo Testamento.

Além da divisão histórica, a proporção foi definida no tamanho original da divisão de romances clássicos (o mais curto tem 450 páginas e o mais longo 650).

O projeto foi financiado pela plataforma Kickstarter e já está em produção para entregas ainda esse ano (infelizmente só em inglês). A busca por fornecer uma nova alternativa para o leitor que quer apreciar a biblioteca bíblica de novo, como grande arte literária vai desde o estudo de uma tipografia exclusiva para o compilado, até nas traduções escolhidas, ASV com YLT.

Detalhes como capa dura, a textura do papel, páginas costuradas e a clássica marcação com fita de tecido não passaram desapercebidos por Adam Lewis Greene, artista gráfico especializado em projetar livros e idealizador do projeto.

Recentemente publicamos um post sobre o Analfabetismo Bíblico e como isso impacta nossa fé, acredito que esse projeto é uma maneira bem convidativa de reverter esse quadro, afinal o conteúdo bíblico é incomparável, mas ler uma enciclopédia nem sempre é tão prazeroso.

 

 

 

livro1

livro3

bibliotheca3

Captura de Tela 2016-01-25 às 12.46.35 PM

 

No more articles
Fé inteligente todo mês na sua caixa de entrada?