Por que Deus escolheu Abraão?

2

Não sei por que Deus escolheu Abraão. Ao contrário de Noé, que era o único homem justo de sua geração, Abraão em nada se diferenciava de seus contemporâneos.

Contudo, Deus o escolheu. E no chamamento veio a ordem para que Abraão deixasse o conforto e a segurança de sua terra natal para peregrinar em terra desconhecida. Uma terra que no futuro seria de sua descendência.

Então, abandonando o costume patriarcal daquele tempo, Abraão trocou a estabilidade de seu clã e a proteção de sua cidade por uma vida de nômade entre nações estrangeiras.

Por onde quer que passasse, Abraão era visitante. Não havia lugar que ele pudesse chamar de lar. Por melhor que fosse recebido, o sentimento de não-pertencimento lhe era constante.

Embora sua caravana fosse numerosa, por muitas noites Abraão contemplava o céu, silenciosamente, vendo na imensidão das estrelas o reflexo de sua própria solidão. Quantas vezes ele chorou? E quantas teve medo?

Deus lhe prometera uma família. Mas Abraão era velho, e sua esposa, infértil. O tempo passava, e a cada ano as incertezas cresciam. Será que ele estava fazendo tudo certo? Ou será Deus o havia abandonado?

Mas durante seus longos anos de peregrinação, Abraão fez muito mais do que esperar. Ele trabalhou, enriqueceu, viajou o mundo, travou guerras, conheceu reis, presenciou maravilhas.

Deus deu a Abraão uma vida dificil, é verdade. Mas nem por isso deixou de fazer dela uma vida fantástica. E no final, todos sabem, Ele cumpriu sua promessa e deu um filho a Abraão. Esse filho torrnou-se pai de Israel, nação da qual veio o Cristo.

Não sei por que Deus escolheu Abraão. Mas ao ler a história de suas aventuras, aprendi que Deus utilizou o tempo e as circunstâncias para forjar nele uma fé inabalável.

Uma fé que transformou seu caráter e o conduziu ao desfrutar de uma vida plena. Fé que o aproximou de Deus mais do que qualquer contemporâneo seu; uma fé que o tornou patriarca de todos aqueles que creem.

Definitivamente, não sei por que Deus escolheu Abraão. Mas para que, eu descobri: foi tudo uma questão de amor. Tudo para que Abraão se tornasse amigo de Deus

Escrito por Raphael Bock.

No more articles
Fé inteligente todo mês na sua caixa de entrada?