As 11 perguntas que todo jovem deve fazer

1

A juventude pode ser um momento difícil. Nos formamos na faculdade. Conseguimos um emprego (e não necessariamente aquele que sempre sonhamos). Podemos nos mudar para uma nova cidade e tentar nos estabelecer nela. Mas na maior parte do tempo, não sabemos para onde estamos indo ou até mesmo para onde queremos ir.

Muitas vezes, a pergunta “E agora?” nos assola como uma catapora. Quanto mais coçamos, pior fica a coceira. A imprecisão da questão “o que estou fazendo com a minha vida?” pode nos esmagar como um valentão batendo em um garotinho da terceira série.

Ser jovem pode nos fazer sentir envoltos em perguntas, porém se não fizermos os questionamentos corretos permaneceremos presos nessas perguntas para sempre.

Após passar alguns anos lutando, estudando, pesquisando e “quebrando a cara” inúmeras vezes, encontrei 11 perguntas que eu acredito que todo jovem precisa fazer para ser bem sucedido:

1. SERÁ QUE AS PESSOAS QUE ESTÃO AO MEU REDOR ME TRAZEM VIDA?

Seus amigos estão dando passos para frente ou eles ainda estão brincando de pega-pega no quintal? Como você se sente quando volta do rolê com seus amigos? Seus amigos são como uma pedra amarrada em seu tornozelo ou como um jetpack que te ajuda a voar?

Sua vida se tornará semelhante a vida de seus amigos mais próximos. Isso te estimula ou te assusta?

2. QUEM ME INSPIRA MAIS?

Pense na pessoa que você mais deseja imitar. Quem é ela? O que existe em sua história que atrai você à ela? Escreva as palavras que vêm à mente. A pessoa que você mais se espelha diz muito sobre quem você espera se tornar.

3. QUAIS SÃO AS MINHAS HISTÓRIAS FAVORITAS?

Quais filmes estão em seu Top 3? Existe uma linha em comum conectando essas histórias?

Se deseja descobrir aquilo que é mais importante para você, observe as histórias que ecoam em seu coração. Pra mim, o traço comum em meus filmes favoritos é o oprimido que persevera através da dor, prospera a partir da sua própria fé e obtém sucesso em algo que muitos nunca tentariam.

Seus valores fundamentais encontram-se na superfície de suas histórias favoritas.

4. EU GOSTARIA DE VIVER COMIGO?

Antes de começar a pensar em uma vida com outra pessoa, faça a seguinte pergunta: você viveria com você mesmo? Você já olhou os locais mais escuros de sua vida e enfrentou os seus monstros?

Muitas pessoas entram em relacionamentos na esperança de corrigir todos os seus problemas, quando na verdade os relacionamentos possuem a capacidade mágica de mostrar quantos problemas você realmente tem. Assim como um mágico de terceira categoria, o casamento coloca grandes coisas por trás das cortinas, mas não os faz desaparecer.

Se você não desejaria viver com você mesmo, é justo pedir que alguém viva com você?

5. EU AMO AS MINHAS INSEGURANÇAS OU EU AMO OS MEUS PONTOS FORTES?

Amar a partir das nossas inseguranças exige muito dos outros. Amar a partir dos nossos pontos fortes oferece muita coisa ao nosso próximo. Amar com base em suas inseguranças significa que você não desejará que as pessoas sejam mais bem sucedidas que você. Amar segundo as suas qualidades significa que você será o primeiro a comemorar com os outros quando ouvir sobre as suas conquistas.

Amar com base nas inseguranças diárias exige mais “o que você vai fazer por mim?” Amar baseado em nossas qualidades pergunta ao próximo, “o que eu posso fazer por você?”

Muitas pessoas amam segundo as suas inseguranças. Isso não é amor.

6. ONDE INVISTO O MEU TALENTO?

Todos nós temos talentos. E todos nós temos não-talentos que tentamos transformar em talentos. Anote algumas coisas que você é talentoso e outras coisas que você não é. Em seguida, concentre-se naquilo que você é bom. Pare de tentar quebrar esse bloco de cimento. Aproveite o enorme pedaço de queijo que está esperando ser devorado por você.

7. QUAIS SÃO OS MEUS PASSATEMPOS FAVORITOS OU AS COISAS QUE FAÇO POR DIVERSÃO. ELES SÃO ALGO QUE PODEM ME ALAVANCAR EM UMA CARREIRA?

Recentemente ouvi John Saddington (empresário conhecido pela criação do tema padrão do WordPress) falando e pedindo que as pessoas examinem seus hobbies.

Você passou um tempo muito maior desenvolvendo alguma coisa do que o resto das pessoas do mundo. Como você pode aproveitar essa experiência para torná-la em algo que pode render dinheiro? Saddington amava jogos de computador, por isso ele começou um serviço de encontros online para jogadores. Ele conhecia o mundo dos jogos e sabia desenvolver websites, por isso ele uniu os dois e teve sucesso instantâneo.

Eu amo contar histórias. Então, comecei a escrevê-las.

8. O QUE MAIS ME PRENDE?

É um vício? São ataques de ansiedade? Depressão? Uma obsessão por coisas materiais ou por um físico definido? Qual o principal motivo que te impede de seguir em frente e quem pode ajudá-lo a quebrar essas correntes?

9. QUAIS SÃO OS MEUS TERMOS NEGOCIÁVEIS E OS NÃO-NEGOCIÁVEIS?

O que você está disposto a abrir mão e o que você agarrará firmemente? Você está disposto a ir para qualquer lugar ou nunca trabalhará em lugares que esperam que você trabalhe mais do que 40 horas semanais? O que você não abre mão: estabilidade ou flexibilidade?

Escreva uma lista de coisas que são prioridades e faça seu o melhor para seguir essa lista ao pé da letra.

10. O QUE PARTE O MEU CORAÇÃO?

Quais injustiças te fazem ficar mais irritado que um papagaio sendo atiçado por uma vara? E o que você pode fazer sobre isso nesse exato momento? Saber sobre aquilo que machuca o seu coração pode esclarecer o que faz você se sentir vazio.

11. AOS 30 ANOS E 364 DIAS E EU TIVER CONQUISTADO ALGUMA COISA, O QUE EU QUERO QUE SEJA?

Se você pudesse escolher conquistar apenas uma coisa em sua juventude, qual seria? Que passo você daria em direção a esse objetivo? Nossa juventude pode nos fazer sentir que estamos andando com um sapato coberto de cimento. Como podemos seguir em frente? É com um telefonema chamando para uma entrevista de emprego? É convidando aquela menina pra sair? É pedindo ajuda para um conselheiro?

Quais as pequenas coisas que você pode fazer hoje que te ajudarão a ir mais longe amanhã?

 

Traduzido e Adaptado por Gustavo Neves. Original aqui.

No more articles
Fé inteligente todo mês na sua caixa de entrada?