Perguntas frequentes que você faz na sua cabeça quando recebe um convite para ir a Igreja

1

Você está lá numa boa na sua escola, faculdade, trabalho, ai começa fazer uma amizade, de repente descobre que a pessoa é cristã. A partir daí você pode ter uma certeza: em algum momento ela vai te convidar pra ir na igreja. Fato!

Enquanto esse dia não chega, você tenta rebater as crenças que ela apresenta usando as suas crenças, seja com base na ciência ou em outra religião. Mas é inevitável, entre um argumento e outro o convite chega: Vamo na igreja comigo?

Esse convite ecoa na sua mente e produz um turbilhão de emoções que vão de: “nem a pau que eu vou” até “vou só pra falar mal com mais propriedade” ou “será que é Deus me chamando?” até “vou só pra não criar climão”.

Independente da sua postura, as perguntas abaixo surgem diante desse convite, talvez você não tenha liberdade para perguntar a quem te convidou, por isso respondemos algumas aqui.

Será que vou ter que pagar?

Não!! Exceto se for uma programação especial (show, musical, cantata..), mas geralmente quem te convidou já comprou seu convite, ou pelo menos deveria..Então não paga nada pra entrar na igreja.

E quanto ao dízimo e oferta, ninguém é obrigado a, dá quem quer, e geralmente as igrejas deixam bem claro que esse momento é para os membros. Algumas nem tem mais isso durante o culto, pois os membros já sabem por quais canais podem contribuir. Se você for em alguma das igrejas que vê na televisão, vai rolar aquele momento dos envelopes e tals, mas até nelas você não é obrigado a ofertar.

 

dizimo

Aff, vou ter que ir de saia?

Não! Algumas igrejas mais tradicionais dão um peso relevante para o traje, talvez role umas olhadas no seu look, mas eles vão perceber que é sua primeira vez ali. Agora se for uma igreja mais renovada, elas não se importam com a roupa, pode ir como quiser (com bom senso, obviamente).

saia

Vão pedir pra eu ficar em pé só porque é a primeira vez que vou?

Talvez! Depende da igreja, essa prática é pra ajudar os frequentadores a perceberem quem está ali pela primeira vez e então dar uma atenção especial, te receber de uma maneira legal. Existem igrejas que recebem muitos visitantes então elas nem perguntam mais, justamente pra evitar esse constrangimento em escala.

visitante

O que eu faço na hora do louvor e da oração?

Na hora do louvor você pode arriscar cantar pois a letra da musica é exibida no telão, ou então só presta atenção na letra mesmo. Na oração você pode orar! “Ah, mas eu não sei orar”. Ninguém é formado em oração, ou seja, orar é falar com Deus, e você pode começar falando para Deus que não sabe falar com Ele.. se você nunca fez isso, vale a pena a experiência, e não se sinta um louco falando sozinho, tá? Se não quiser arriscar é só ficar em silêncio.

silencio

Vão querer me batizar?

Não! Se tentarem corre ehehe. O batismo é fruto de um processo de conversão e é necessário saber muito bem o motivo pelo qual se batizar, não é simplesmente uma euforia ou festa na piscina. É um passo importante na fé cristã e que deve ser feito com maturidade e responsabilidade.

batismo

Não tenho bíblia, vou ter que comprar só pra ir?

Não precisa comprar. Você pode baixar no seu celular, um dos melhores apps é o Your Version ou dividir com o seu amigo durante a leitura..Aliás, fica tranquilo que em breve ele vai te dar uma 😛

youversion

Vão ficar gritando?

Depende da igreja que você for. Se for mais pentecostal vai rolar uns gritos de aleluia, glória a Deus e afins. Se for uma mais tradicional não rola grito, a galera é mais quieta. Vale perguntar pra quem te convidou qual a denominação da igreja pra saber mais ou menos como será a dinâmica do culto.

gritar

 

Se você já recebeu um convite desse tipo, vale a pena ir. É uma experiência bem bacana, principalmente para conhecimento próprio. Hoje em dia as pessoas tem o hábito de criticarem as coisas que elas sequer vivenciaram, então é válido pelo menos para você formar uma opinião com mais propriedade a respeito das igrejas evangélicas. E bem, se for de coração aberto vai ser uma experiência ainda melhor pra sua vida.

 

Se tiver mais alguma pergunta pode mandar pra gente que vamos responder com muito carinho 🙂

No more articles
Fé inteligente todo mês na sua caixa de entrada?