Os pontos em comum entre a oração e o mindfulness

5

 

Antes de ler o post, dá uma olhadinha aqui:


1. O texto a seguir é longo, não tire conclusões antes de ler tudo e com atenção, esse não é um texto para quem gosta de “só bater o olho” 

2. Foca no que você pode aprender, ao invés do que você pode criticar. Fizemos algumas marcações para reforçar os elementos que mais achamos interessantes e práticos.

3. Nossa intenção não é comparar oração versus meditação, mas apontar semelhanças e características que podemos incorporar no nosso dia a dia. Mantendo o respeito por ambas a práticas.

4. Boa leitura 🙂

 

Agora começa… 

Você poderia chamar isso de uma guerra de palavras religiosa, com a Costa Oeste sendo um de seus campos de guerra mais intensos.

A tentativa de ganhar mentes e corações coloca a meditação Budista contra a oração cristã, com a meditação, especialmente chamada “plena atenção”, parece estar ganhando terreno.

Tem sido o foco de mais de 60 estudos acadêmicos recentes. Centenas de psicoterapeutas estão adotando, crescentemente a plena atenção Budista para clientes que lidam com depressão e ansiedade. Foi capa da revista Time.

Mesmo que estudos indiquem que existem 10 vezes mais Cristãos no Nordeste do Pacífico que Budistas, as formas de meditação associadas a aqueles do lado oposto do Oceano Pacífico crescem a ponto de se destacar na América do Norte.

Praticantes budistas, os quais se consideram como pessoas “espirituais, mas não religiosos”, clamam sobre o que fazem não ser “religião”. Isso faz parte do apelo da plena atenção. Assim como praticantes queixam-se que a oração Cristã (assim como Judaica e Muçulmana) enfatiza excessivamente a necessidade, a confissão e o louvor a Deus.

Mas a meditação, segundo Budistas Ocidentais, é uma simples “prática”. É algo “secular”, sem algum Deus, mesmo ainda sendo algo “espiritual. ”

Consequentemente, a distância entre uma prática e a outra se torna algo não tão grande. De fato, algumas das formas se mostram idênticas.

Ainda assim, muitos ocidentais e pessoas com alto nível escolar foram atraídos pelo budismo, incluindo o famoso professor espiritual de Vancouver, Eckhart Tolle, marcaram alguns pontos importantes quando criticam a oração cristã por estarem muito ocupados, muito barulhentos e muito concentrados em buscar ajuda sobrenatural.

De fato, a Rev. Ellen Clark-King, o arquidiácono da Catedral de Cristo (anglicana) no centro de Vancouver, está entre muitos que reconhecem que os budistas ocidentais podem ter feito aos cristãos um favor indireto.

Ela, no entanto, não cita os perigos inerentes em reivindicar uma forma de prática espiritual é superior. Há muitos caminhos para o santo, ela aponta.

Em seu novo livro, The Path to Our Door: Abordagens à espiritualidade cristã (Continuum), ela sugere que a popularidade da meditação budista tem estimulado muitos cristãos a redescobrir alguns dos métodos meditativos e contemplativos menos conhecidos da tradição.

“Ao considerar o silêncio como oração, o primeiro pensamento de muitas pessoas é da tradição oriental, especialmente budista, e não do cristão”, escreve Clark-King.

“O budismo é visto como o lar natural da contemplação, enquanto a oração cristã é acreditada por muitos para se concentrar quase exclusivamente na intercessão, confissão e louvor – todas as três maneiras verbais de orar. No entanto, isso é ignorar um componente crucial e central do caminho espiritual cristão “.

Por que demorou tanto tempo para muitos cristãos se apropriarem das práticas contemplativas da tradição? Clark-King especula que é difícil para qualquer um, cristão ou budista, enfrentar o “vazio” da solidão, que muitos equiparam à solidão. Ele tira nossas distrações e nos deixa com apenas nós mesmos e, como ela diz, Deus.

 

O que elas tem em comum?

Pode ser revelador descobrir as semelhanças da atenção consciente budista e da oração cristã. A notável revista budista, The Shambhala Sun, é apenas uma das milhares de fontes na atenção plena.

Em um artigo de instruções, Sakyong Mipham Rinpoche diz a quem quer aprender a atenção plena para começar primeiramente em uma posição confortável e notar então quando os pensamentos se levantam.

Basta monitorar seus pensamentos e sentimentos sem ficar preso neles, ensina Sakyong Mipham. “Diga a si mesmo:” Essa pode ser uma questão realmente importante na minha vida, mas agora não é o momento de pensar nisso. Agora estou praticando meditação. ”

Ao rotular seus pensamentos e sentimentos “selvagens”, Sakyong Mipham diz, os praticantes de atenção plena começam a reconhecer o discurso da mente. “Nós percebemos que estamos perdidos no pensamento, mentalmente o rotulamos. Sem julgamento “. O objetivo final, diz Sakyong Mipham, é continuar atento à respiração, para alcançar a tranquilidade.

Embora Clark-King não esteja argumentando que a atenção plena do budismo e a oração cristã são exatamente iguais, é fascinante notar quão semelhante é sua linguagem à de Sakyong Mipham quando descreve pelo menos duas formas de contemplação cristã.

A primeira forma é descrita em The Cloud of Unknowing, um livro clássico escrito anonimamente no século 14, provavelmente por um monge inglês.

A Nuvem do Desconhecimento exige uma espécie de contemplação que exige uma “abertura” radical a um Deus que não controla, escreve Clark-King. “Tudo o que o orador faz é manter o silêncio o máximo possível, entregando todos os pensamentos assim que ocorre sem prestar atenção a ele”.

O estilo de oração delineado em seu livro foi desenvolvido pelo monge cisterciense Thomas Keating do século 20 em um movimento popular chamado “oração centralizadora”, que é muito parecido com a atenção plena.

O primeiro passo para centrar a oração envolve a abertura “a tudo o que você está experimentando”, diz Clark-King. O segundo passo é “acolher o sentimento, seja qual for, conscientemente dizendo a si mesmo:” Bem-vindo medo, raiva, infelicidade. “” A terceira fase é deixar de lado a situação e a experiência “para parar de tentar controlá-la e deixe isso para Deus cuidar. ”

Existem agora centenas de milhares de cristãos praticando oração centrada e técnicas contemplativas relacionadas em toda a América do Norte, Europa e além. A Comunidade Cristã Canadense de Meditação é líder no campo. Ainda assim, a meditação cristã ainda não é corrente no Protestantismo ou no Catolicismo.

Clark-King chama a contemplação de uma forma “passiva” de oração cristã. Ela poderia dizer o mesmo da atenção plena também. A contemplação surge de um fluxo de prática cristã conhecido como “teologia negativa”, no qual nenhum nome ou imagem é usado para Deus. Deus não é convidado a fazer nada em particular.

O caminho para a sua porta descreve várias outras formas “passivas” de oração, que se concentram no auto-esvaziamento.

Como muitos budistas, Meister Eckhart, um notável monge dominicano do século 13, ensinou “desapego” de desejos e coisas. Isso é em parte porque Eckhart Tolle, autor de Power of Now, adaptou seu nome de Meister Eckhart.

Todos os nomes para Deus separam as pessoas da realidade divina, disse Meister Eckhart. O polêmico monge germânico não teve medo de ser brusco, dizendo a qualquer um que quisesse ouvir: “Fique em silêncio, e pare de bater as gengivas sobre Deus”.

Muitos meditadores cristãos, além disso, são atraídos pelos ensinamentos de Thomas Merton, um monge anglo-americano do século 20 que dialogou com os Budistas Zen. Merton via formas de contemplação zen como o caminho para a autenticidade, onde nos livramos de preconceitos e nos abrimos a Deus, a quem muitos cristãos chamam de “fundamento do ser”.

Felizmente, existem mais do que alguns budistas ocidentais que também descobriram que a diferença entre suas práticas e as de alguns cristãos não é tão grande como muitos assumem.

Kate Braid, poeta e erudito de Vancouver que pratica a meditação consciente, gosta da maneira como o autor budista Phillip Moffitt equipara a “oração” cristã com a “intenção” budista e a “atenção plena” budista com a “observância” cristã.

Victor Chan, que trouxe o Dalai Lama para Vancouver em várias ocasiões, também lembra às pessoas que a “atenção plena” vem em muitas formas diárias. Não é misteriosa ou esotérica.

“Você não precisa se sentar na posição de lótus e cantar ‘Om’ o tempo todo para praticar a atenção plena”, diz Chan. As pessoas de fato praticam a atenção plena, outra palavra para “prestar atenção”, sempre que encontram maneiras de acalmar suas mentes e se concentrar.

Isso não só acontece através de formas “passivas” de contemplação cristã, diz Chan. As pessoas também estão sendo “conscientes”, diz ele, quando estão aprendendo a jogar tênis, praticar piano, desenhar, trabalhar em artes marciais ou memorizar poesia.

Na mesma linha, Clark-King enfatiza que a oração contemplativa, ou “observância”, é apenas uma maneira pela qual os cristãos e outras pessoas espirituais podem se conectar com o santo.

Além do capítulo de seu livro sobre práticas “passivas”, intitulado “Silêncio”, o The Path to Your Door contém muitos capítulos descrevendo os benefícios espirituais a serem extraídos da “teologia positiva” ou disciplina “ativa”.

A teologia positiva ou disciplina ativa enfatiza palavras, ações e atos. Inclui criatividade artística, comunhão com a natureza, refletir sobre a poesia sagrada, dançando e servindo os pobres, doentes ou necessitados.

 

A desvantagem de clamar por superioridade

Clark-King refere-se gentilmente a uma conhecida cristã contemplativa e autora Cynthia Bourgeault, anteriormente de B.C., quem Clark-King diz que age como se centrar a oração é “o pináculo de toda a experiência espiritual”.

É contraproducente, diz Clark-King. “Isso não é útil. Nenhuma prática espiritual, por mais útil ou avançada que seja, é um fim em si mesma; o fim é sempre um relacionamento mais próximo com Deus e um maior desejo de servir ao próximo “.

Eu acredito que o mesmo poderia ser dito para reivindicações que a atenção plena budista é a mais fina de todas as práticas espirituais. Ou, inversamente, que certas formas de oração ocidental sempre triunfam sobre os caminhos do Oriente.

Mesmo que nunca devemos ignorar as verdadeiras distinções entre várias religiões e práticas espirituais, é humilde reconhecer que muitas vezes elas têm mais em comum do que imaginamos.

 

Traduzido e adaptado por Leonardo Guindani. Original aqui

No more articles
Fé inteligente todo mês na sua caixa de entrada?