O Jesus que você nunca viu mas sempre aparece

0

O Natal está chegando e é natural que a figura (literalmente) de Cristo fique em evidência, afinal Ele é o aniversariante, mesmo com o  Papai Noel tentando roubar a cena…

7c321a11869745.55eea8a39f18f   Ilustração de Chris Flack

Mas qual imagem fica em evidência?  Embora o caráter e a trajetória de Cristo sejam relatados diversas vezes na Bíblia, sua face é um mistério. Em Isaias 53:2 temos uma pista que Ele não era o mais lindo: “Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos.”

O Cristo que nos foi apresentado sofreu interferências européias e norte americanas, por isso vemos discípulos morenos com barbas negras rodeando um Cristo loiro de olhos azuis. Enfim, mesmo a Bíblia afirmando que ele não tinha beleza, suas representações são sempre regadas de charme. Afinal, é difícil imaginar um Cristo que seja tão perfeito por dentro sendo “feinho” por fora, né?

Realmente tudo o que diz respeito a aparência Dele é palpite, mas levando em consideração a região em que viveu, os padrão estéticos e o contexto, provavelmente o que mais se encaixa é o biotipo  judaico/árabe. Mas os artistas não pensam assim e encontraram no mistério uma brecha para criações “ousadas”. Com poses, cores e traços que materializam a figura mais polêmica da humanidade.

Tão interessante quanto ver as obras e ilustrações abaixo, é imaginar como as pessoas se relacionam com Jesus, a ponto de retratá-lo em ambientes e reações tão diferentes, congelando sua imagem em instantes que nunca existiram. Não sei se todos os artistas abaixo acreditam em Cristo, mas uma coisa é fato: Ele é o modelo perfeito.

 

O Icônico

A figura de Cristo marcando presença no trocadilho do filme Transformers, na arte de Richard Vargas.

3647c712442203.562698d8611c6

 

 

Muso dos musos

Se você pensa que a arte abaixo é da galera da modelagem 3D, errou! O desenho foi feito a lápis e colorido digitalmente por Samuel Santana.

4ce49012845577.5626df1c39ab1

 

Porque você vale muito!

Não, a criação não é de L’oreal Paris, embora os cabelos estejam ao vento. A pintura a guache é da italiana Sara Marchetto para um amigo,  ela quis representar um Cristo confiante, vivo e sutilmente feliz. A mão direita levantada representa a benção que Ele concede a nós. Seu principal interesse era pintar o poder criativo, por isso acredita que Cristo é um símbolo para o conhecimento como poder criativo para os seres humanos. A pintura tem 35×50 cm.

c5278913610731.56275eb18a068

 

No pain, no gain!

A versão marombada é de Andrew Hruby, o alemão fez um tratamento de imagem para inserir a foto do modelo abaixo em um ambiente mais real, considerando a cena retratada. A reação “revolta” é bem diferente da descrita na Bíblia, mas acredito que muitos gostariam que tivesse sido assim: o poder de Cristo representado na força física. Porém, como os planos de Deus são sempre maiores que os nossos, o retorno  de Cristo no terceiro dia foi ainda mais triunfal, afinal o que é escapar da Cruz pra quem pode vencer a morte, né? 

45d48718975777.562d28e6ed891

Na ponta do lápis

A famosa cena de Cristo carregando a própria Cruz em um desenho rico em detalhes e expressões, feito por Israel Guedes. Sensacional!

9a585832142115.5670afc262892

 

Carreira Solo

Cristo não lançou um CD, mas a capa já está pronta (brinks)! O Cristo hermoso foi feito por Fernando Redondo, misturando desenho com arte digital.  É bacana perceber como ele traduziu em imagens a bondade, a gentileza e o amor formando uma imagem convidativa de Jesus.

463b8e13334005.562729680f7d6

 

Só para baixinhos

Uma ilustração para crianças feita por Jefferson Araújo, afinal o próprio Cristo convida as crianças para se aproximarem Dele e essa arte ajuda bastante os pequeninos na aproximação e compreensão de quem é Ele.

cristo

 

Primeira foto sem aparelho

Óbvio que é uma piada, mas é sempre bom deixar claro. O mais divertido dessa foto é uma ilustração de Cristo sorrindo, na Bíblia não existe nenhuma passagem que relate isso, apenas que Ele chorou (João 11:35), mas realmente é difícil imaginar que alguém rodeado por tantas pessoas e com um espírito alegre seja “cara fechada”, né? A ilustração é da Maori Criação para a Diocese de Umuarama, e levou 25 horas para ficar pronta!

d8e76e19440821.562da7262783e

 

Dr. God

Não sei pra você, mas esse olhar penetrante com essa pose closer me lembrou o Dr. House.. a ilustração digital é de Netim Ferreira, que aplicou cores vibrantes e iluminação para deixar a expressão de Cristo bem real, na arte chamada Cristo Close.

d3f3b421061423.562fadedb9649

 

Pelas barbas do profeta

A pintura a óleo em folha de ouro retrata a crucificação de Cristo, mas confesso que a imagem do rosto me lembra as representações que vimos sobre Deus Pai. Não há nenhuma descrição sobre o conceito criativo da obra do espanhol Donís Catalá, apenas o nome: Pantokrator, que significa “O Todo Poderoso”. Simbologia e misticismo compõe a obra de 120×100 cm.

f7ae3324078335.5632feaf75083

 

A Restauração

E é claro que não poderia falta a versão de Cecilia Giménez (que já foi capa do nosso post Quando a vida não sai de acordo  com o planejado), a idosa que ficou famosa por sua boa vontade em restaurar a imagem de Cristo, exposta no Santuário de Misericórdia, Zaragosa – Espanha. A pintura original é do pintor espanhol Elías García Martínez, do século 19 (a esquerda) e sofreu deteriorações por causa das más condições de infraestrutura da igreja, foi então que Cecília entrou em ação para restaurar o quadro e criar uma das versões mais cômicas (não intencional) da história. Se você ficou com a sensação de rir para não chorar, vai uma boa notícia: restauradores (profissionais, dessa vez) disseram que é possível recuperar o quadro.

 

 

Independente de não sabermos ao certo a feição de Cristo, vamos reconhecê-Lo quando voltar. Enquanto isso podemos buscar ser sua imagem e semelhança em atitudes e palavras 😉

No more articles
Fé inteligente todo mês na sua caixa de entrada?