O fim da vergonha de ser cristão na Universidade

2

A faculdade pode ser um dos lugares mais difíceis para um cristão. Estamos cercados de pessoas que consideram a igreja um lugar “careta” e os evangélicos como “gente chata”.

O que fazer para atrair, ao em vez de distanciar as pessoas de nós? Como podemos explicar que a Bíblia não é um livro antigo, sem nada em comum com os dias atuais, ou muito menos uma lista de coisas que podemos ou não fazer? Estar na faculdade para muitos pode ser visto como um empecilho para sua caminhada cristã, muitos se afastam de Deus nesse período.

O que pouca gente vê é que Deus está na sua faculdade tanto quanto está em sua igreja. E que o Jesus que transforma vidas na igreja também transforma na faculdade.

Sempre houve essa barreira de falar de Jesus nas universidades, mas isso está mudando. Vários grupos de jovens estão se levantando para fazer a diferença nas instituições de ensino.

Separamos uma lista de cinco grupos que se reúnem em universidades e estão realmente transformando milhares de jovens e adolescentes.

 

Dunamis Pockets

O Dunamis Movement é um movimento que busca despertar uma geração  para que ela venha estabelecer a Cultura do Reino de Deus na Terra, transformando a sociedade a sua volta.

Os chamados “Pockets” são reuniões de grupos do Dunamis que acontecem em universidades. A palavra “pocket”, do inglês, significa bolso ou recipiente pequeno e nosso desejo é espalhar esses bolsos de avivamento mundo afora.

Os grupos se reúnem em seis cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul e Pará. Veja aqui a lista de universidades que tem um Dunamis Pocket em cada cidade.

 

ABUB

“Estudante alcançando estudante”. Esse é o lema da ABUB.

A Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB) é uma organização missionária evangélica que busca  compartilhar a Palavra de Jesus em escolas e universidades brasileiras, através da iniciativa dos próprios estudantes.

Os próprios estudantes são missionários, atuando por meio de núcleos de estudo bíblico, acampamentos evangelísticos, grupos de oração e cursos de treinamento. Você pode ver a lista de regiões onde os grupos da ABUB podem ser encontrados aqui.

 

Toca do Estudante

Transformação: essa é a palavra chave da Toca, que tem como objetivo ser um espaço de encontro e amizade, onde o estudante pode encontrar ajuda, que sirva de “cidade de refúgio”, estabelecendo um relacionamento de amizade com Deus e serviço ao próximo.

São feitos acampamentos, churrascos, passeios, pic-nics, festas, sessão de cinema, momentos de reflexão, congressos, intercâmbios internacionais e situações onde se pode fazer boas amizades.

Veja aqui onde você pode encontrar um grupo do Toca.

 

Metanoia FEA USP

A palavra metanoia vem do grego, e significa “mudar o pensamento”, e é isso que o grupo tem como objetivo. A Metanoia é um grupo na FEA/USP, que discute temas atuais, e da vida universitária sob uma perspectiva cristã!

As reuniões acontecem no fundo do FEA1, nas terças-feiras, às 11h05 e nas quintas-feiras, ás 19h.

 

Comun Metodista

De segunda a sexta-feira, das 21h às 21h20, é possível encontrar um grupo de universitários na capela do Campus Rudge Ramos, para a celebração do COMUN (Comunhão Universitária). O movimento visa promover entre os estudantes (independente de sua religião ou denominação), um tempo de estudo e comunhão.

O significado do nome COMUN é, principalmente, pelo fato de todos serem universitários, de diferentes cursos, mas ligados por um mesmo objetivo: ter a comunhão no dia a dia com Deus e com as pessoas.

Aos interessados em partilhar deste momento não existem regras, receitas ou formulários, basta comparecer, pois serão muito bem-vindos e, principalmente, ficarão muito surpresos com a diversidade de pessoas que participam do encontro, provando que a religião, condição social ou cultura, são fatores que, de fato, não têm importância no COMUN.

 

As opções são muitas. Não importa em que faculdade você estuda, sempre existem pessoas com o mesmo objetivo que você. Buscar a Deus.

Esquecemos de algum grupo? Manda pra gente que colocamos aqui!

[O post original encerra aqui]

 

a gente realmente gosta quando vocês enviam informações para contribuir com o conteúdo do blog, então segue uma atualização 🙂

Célula Fecap

“Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. ” Mateus 18:18-20

 Esses “dois ou três” tem aumentado dentro da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, mais conhecida como Fecap. A Célula Fecap, além das reuniões semanais, já organizou  acampamentos – On The Trip – e participou da fundação de outra entidade acadêmica, a Fecap Social, que promove iniciativas sociais entre os alunos, como por exemplo a doação de sangue e arrecadação de alimentos, mobilizando os alunos em prol do próximo.

As reuniões da Célula Fecap acontecem das 20h40 às 21h, as terças (reflexão) e quintas (louvor).

 

No more articles
Fé inteligente todo mês na sua caixa de entrada?