O desafio de se manter motivado

5

 

Uma das coisas que mais diferenciam pessoas é a capacidade de inspirar-se, de estarem motivadas diante de algo. É muito difícil, sem motivação, estudar, trabalhar, cuidar da saúde, fazer exercícios físicos e atingir metas.

Concentração e foco são algumas das mais importantes características presentes em pessoas motivadas. Haja visto que motivação, é o impulso interno que leva à ação na direção de um objetivo.

rap eminem mirror battle hoodie

Em uma entrevista concedida para a Forbes, Steve Jobs afirmou que foco não era dizer “sim” para aquilo em que você deseja focar, mas sim saber dizer “não” para as outras milhares de boas ideias.

E não foi só ele que entendeu a importância da concentração e do foco para o sucesso.

A dedicação de Jobs foi voltada para a Apple.

A de Henry Ford para fabricar carros.

A de Picasso para suas pinturas.

A de Bill Gates para a Microsoft.

A de Mark Zuckerberg para o Facebook.

Todos eles acreditavam tanto naquilo que estavam fazendo que só conseguiram voltar sua concentração para seu negócio. Porque sabiam que estavam no caminho certo. Tinham a clareza de objetivo.

“Concentre todos seus pensamentos no trabalho que tem em mãos. Os raios solares não queimam até que sejam colocados em foco” – Alexander Graham Bell

 

Concentração e foco: sua passagem para a motivação

Pense em todas as vezes que você se viu diante do paradoxo da escolha e precisou tomar uma decisão. Provavelmente você foi forçado a escolher pois não teria como conciliar todas as opções disponíveis. No entanto, muitas vezes somos enganados por nossa própria mente, que acredita que conseguimos dar conta de diversas atividades ao mesmo tempo.
cat watching window staring focus
E sinto dizer, mas nem eu, nem você ou até mesmo nem um grande gênio, nascemos com a capacidade de fazer várias coisas em paralelo. Ser multi-tarefa não faz parte de nossa natureza.

Pense na quantidade de ideias que você já teve ao longo de sua vida. Mas quantas delas você efetivamente colocou em prática?

Saber reconhecer qual ideia está alinhada com seu propósito e que portanto merece a energia necessária para colocá-la em prática. E fazer da melhor maneira possível! Esse é o poder do foco.

“O que você faz hoje é importante porque você está trocando um dia de sua vida por isso.”

Produtividade: e quando  falta inspiração?

Há momentos em que precisamos de inspiração e não a encontramos. A inspiração ajuda-nos a produzir o que precisamos, quer seja um relatório no trabalho, um documento na faculdade ou até um discurso de aniversário.

Mas o que fazer nas alturas em que nos falta a inspiração?

boredom

Muitas vezes, a causa da falta de inspiração é simplesmente o tédio.

Nesses casos, se animar para sair e fazer algo completamente novo pode ser o suficiente para te tirar de um momento de desânimo. Não tenha medo de sair da sua zona de conforto!

Você pode descobrir interesses ou talentos que ainda não conhecia.

E na vida cristã?

A vida cristã é cheia de obstáculos, desertos, vales, lutas e vitórias. A motivação é algo que jamais pode deixar de estar presente em nossas vidas. O cristão motivado é aquele que embora passe por lutas está sempre confiando, sempre alegre e sempre aguardando as promessas de Deus para a sua vida. (Hb 6:15) A motivação tem uma relação estreita com a fé, pois pela fé somos motivados a crer no impossível. (Hb 11:1), relaciona-se também com a perseverança, a motivação nos encoraja a perseverar na fé (Rm 12:12 – Mt 24:13)

A motivação ainda se relaciona com a alegria, que faz parte do fruto do Espírito Santo. (Gl 5:22). Apesar das circunstâncias o cristão não tem razões para andar triste, cabisbaixo ou carrancudo. (I Ts 5.16 / II Co 6:10 / 5:6-7) Cada cristão deve sempre ter uma motivação em sua vida, ou seja, a motivação é um meio importante para nunca desistirmos dos nossos sonhos.

O cristão motivado é naturalmente um cristão vencedor. A motivação nos impulsiona a estar sempre buscando e apossando das vitórias que Deus tem para nós. Podemos estar tristes, abatidos, atribulados, no entanto jamais somos ou seremos derrotados. (II Co 4: 8-9) Não perdemos a motivação porque prosseguimos sempre na busca dos nossos alvos. (Fp 3:14) O Espírito Santo nos motiva a buscarmos constantemente os nossos alvos. Dentre tantos alvos que temos, jamais devemos perder o da Santificação.(Hb 12:14)

A Bíblia registra inúmeros exemplos de homens e de mulheres, que agindo sempre pela motivação alcançaram vitórias. Vejamos três exemplos:

Abraão:

Ao receber a ordem de Deus: “Sai-te da tua terra, e da tua parentela”(Gn 12:1), foi motivado pelas promessas de Deus em sua vida e na vida de sua esposa Sara. Por sua motivação alcançou tais promessas: Tornou-se o patriarca Abraão e pai de multidões (Gn 17:1-8), alcançou prosperidade (Gn 14:20 / Gn13:7), Deus concedeu a ele e a Sara, Isaque, o filho da promessa (Gn 18:10-14), foi chamado de “Amigo de Deus”.(Tg 2:23)

Ana:

Não perdeu a motivação de pedir a Deus um filho. Algo que parecia impossível para os homens, por meio da oração e pelo fato dela ser uma mulher motivada em seu alvo, Deus tornou o seu sonho realidade, pois no tempo determinado concebeu Samuel. Deus honrou a motivação de Ana e concedeu-lhe o direito de ser mãe. (I Sm 1: 9-28)

A Mulher do Fluxo de Sangue:

Não perdeu a motivação de querer tocar nas vestes de Jesus. Embora com todas as suas dificuldades, conseguiu tocar em Jesus e foi curada instantaneamente, pois a sua motivação levou-a à cura.( Mt 9:20-22)

Para o cristão, a motivação vem do espírito humano preenchido pelo Espírito de Deus. Paulo deixa isso bem claro quando fala que aprendeu a viver contente independente da situação e que tudo podia em Deus. A motivação que Deus promove em nós é exatamente esta: nos sentirmos cheios de força para fazer de tudo (Fp 2:11-13).

 

 


 

Esse artigo foi escrito por Valter Júnior, é a primeira que publicamos um artigo dele, incentive-o compartilhando e comentando 🙂

Você também pode enviar artigos para o TWHP através do news@thewordhaspower.com <3

No more articles
Fé inteligente todo mês na sua caixa de entrada?