Música que alcança, acolhe e transforma

3

Jon Foreman, vocalista da banda Switchfoot disse em uma entrevista a seguinte frase: “Jesus morreu por mim e não pela minha música”. Essa resposta foi dada em meio ao velho debate sobre a música gospel ou secular. Se você tem interesse pode ler um pouco sobre isso em um artigo que publicamos nesse link. Ainda muita gente questiona se pode um cristão escrever uma música que não cite literalmente o nome de DEUS. Muito já foi discutido e o entendimento de muitos, especialmente os daqueles que citaremos abaixo tem chegado aos ouvidos dos jovens, inclusive não cristãos. Mas, não podemos negar que muitos não-cristãos não se achegam até nós porque nossa linguagem não comunica ou então só faz sentido pra nós mesmos e é por isso que alguns artistas tem pensado sobre como podemos anunciar a verdade com uma linguagem que alcança e transforma. Por isso listamos 9 artistas que de alguma forma tem pensado “fora da caixa” sobre música, arte, cultura e Evangelho. É possível que você conheça a maioria deles, mas mais do que conhecer é deixar que eles nos inspirem para também sermos usados para anunciar aquilo que acreditamos com criatividade, seja na música ou em qualquer outra arte.

 

Marcos Almeida

Provavelmente o percursor do movimento que expressa a arte sem limitá-la a um dualismo. Digo percursor porque na minha visão ele é o artista que mais se engajou acerca desse debate, colocando “a cara a tapa”, quebrando alguns dogmas e, sobretudo estabelecendo pontes do Evangelho com a cultura.

Felipe Valente

Um artista com mão cheia quando escreve suas músicas. A simplicidade da voz e do violão ganham um significado profundo quando adicionados em suas letras.

Tiago e André – Os Arrais

Os irmãos Arrais estouraram nos últimos anos com suas composições repletas de poesia e que são profundamente teológicas, mas sem deixar de expressar a realidade da vida. Os Arrais não vivem apenas da música. Ambos possuem responsabilidades que vão além da música em si, e por este motivo, entendem que a música que escrevem co-aparece com sua existência, nas lutas, alegrias, e desafios do dia a dia. Como todos os outros seres humanos no mar da vida, Os Arrais são apenas mais dois condutores, levando as embarcações de sua existência rumo ao outro lado do mar.

 

Estevão Queiroga

Estevão entra nos mais recentes bons lançamentos da boa música brasileira. Letras bem pensadas e estruturadas que fogem do óbvio e nos levam a refletir em cada verso. Ainda que ele não seja tão conhecido, seu trabalho sem dúvida foge do clichê tido como “gospel”.

 

Lorena Chaves

Ela que é conhecida como a nova voz da MPB tem conquistado muita gente com os seus pensamentos escritos que ganham uma melodia. Sendo cristã algo que se destaca em suas entrevistas é que ela não faz música para cristãos e que não tem um público específico.

Tanlan

A banda de rock gaúcha Tanlan é uma das bandas que surgiu justamente por conta desse distanciamento ou alienação do cristianismo com a sociedade. Por isso eles tem pensando e estão fazendo um trabalho que busca conectar a Verdade de modo que não a comprometa, mas que conecta pessoas com a graça e nos faz pensar sobre o que mais importa enquanto vivemos aqui.

 

Alegórica

Um som pesado de gente comprometida em falar da Verdade para uma galera que não quer nem saber de igreja. Eles vão aonde muita gente não quer ir, mas que com certeza Jesus iria. O trabalho deles passa por uma leitura muito minuciosa da cultura e do modo como o ser humano tem vivido, buscando identificar os pontos de contato para anunciar o Evangelho.

 

Medulla

A banda é composta por cristãos, mas eles não tocam em igrejas. Sua musicalidade é diversa, tanto que nem a própria banda define o seu estilo. O novo disco da banda está disponível pra você curtir ou assim como eu conhecer um pouco mais sobre o trabalho deles.

 

Alexandre Magnani

Este é outro cara que está compondo músicas buscando um diálogo não tão evangélico, prova disso é o disco Janela, que une histórias, poesia e figura de linguagem a um som leve e orgânico, com muita guitarra e bom gosto. Unindo um som peculiar e lindas letras.

 

 

Talvez você conheça outros artistas que fazem um trabalho assim, ficaríamos contentes em receber mais indicações. Pode escrever pra gente!

No more articles
Fé inteligente todo mês na sua caixa de entrada?