Desculpa, Nicholas Sparks

Especial de Dia dos Namorados

3

Dia 12 de junho é uma data desesperadora para algumas pessoas, para outros ela é simplesmente ignorada do calendário. Para outra parcela (eu estou incluída nessa), a data lembra da fidelidade e do cuidado de Deus com as nossas vidas.

Assim como a maioria das pessoas do mundo, costumamos sofrer muito com assuntos ligados ao nosso coração. Se você já foi magoado(a) em relacionamentos passados ou se está passando por isso hoje, não se preocupe. Você não está sozinho(a). Existem bilhões de pessoas no mundo esperando para encontrar aquela metade da laranja para dividir bons anos da vida. Isso é algo planejado por Deus.

Ainda assim somos pessoas falhas lidando com outras pessoas cheias de falhas. Temos a tendência de nos sentirmos sozinhos em meio a uma enxurrada de posts de casais e pessoas felizes com vidas perfeitas. Pesquisas mostram que nunca estivemos tão instáveis emocionalmente como hoje. Temos a péssima mania de “sugar” o amor e atenção de outras pessoas, não importa de que forma. Precisamos nos sentir completos.

Namoro há 4 anos e fiquei noiva recentemente. De todas as pessoas ruins, me considero a pior. Não sou digna de ser amada e de ser alcançada pela graça de Deus. Trágico? Não, são apenas fatos. Sou humana e frágil, assim como você que está lendo esse post. Ainda assim, Deus tem escrito uma história doida e linda na minha vida e na vida do meu noivo. Tenho aprendido entre trancos e barrancos o que Deus espera de nós dois como um casal. E tem sido uma jornada incrível. Dentre todas essas questões que descrevi nos primeiros parágrafos, Deus começou a transformar o meu coração e aquilo que eu acreditava sobre relacionamentos. Ele me mostrou que o que eu precisava na verdade era mudar algumas prioridades em meu coração.

Gostaria de compartilhar com vocês hoje o que Deus tem me ensinado.

Se você não tiver um relacionamento primeiro COMIGO, você nunca estará completa

“Eu sou a videira, vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e Eu nele, esse dará muito fruto, porque sem Mim, vocês não podem fazer coisa alguma.” João 15:5

BOOM! Essa verdade é transformadora. Quando entendemos o que Deus quer fazer com as nossas vidas nós simplesmente somos levados a abrir mão de tudo aquilo que queremos para viver o que ELE preparou para nós.

Há muitos anos atrás eu me lembro de ter ido chorando até o quarto da minha mãe para falar sobre as minhas desilusões amorosas. Foi então que a minha mãe fez comigo uma oração que ela mesma tinha feito há muitos anos atrás: “Deus, entrego totalmente meu coração pra você. Não permita que eu me envolva com quem não está envolvido com o Senhor. Que eu não tenha dúvidas quando o Senhor me der aquilo que você planejou”.

Depois desse dia algo realmente incrível aconteceu. Tive tantas oportunidades de me envolver mas eu simplesmente não conseguia! Parecia que algo (Deus, pra ser mais específica) estava poupando o meu coração. Eu entendi que só nos machucamos quando tomamos as rédeas da nossa própria vida ou tentamos guiá-la por meio de nossas próprias regras. Quando o nosso coração está alicerçado em Deus, ninguém consegue machucá-lo ou tirá-lo do centro.

Seu coração deve estar tão alicerçado em Deus que o(a) parceiro(a) deve buscar a Deus para encontrá-lo

“Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.” 1 João 4:16

Descanso. Perdemos muito tempo das nossas vidas buscando o parceiro ou parceira ideal quando na verdade Deus nos pede para permanecer no amor DELE e descansar. Quando o relacionamento com Deus é sincero e verdadeiro, o amor de Deus vem de uma forma surpreendente e toma conta do espaço EXATO do vazio que existe em nosso coração. Então finalmente conseguimos descansar.

Não precisamos ficar mendigando amor ou sofrendo por não estarmos sendo correspondidos. Jesus preenche o nosso coração de forma que outros relacionamentos são secundários, são presentes, e não são vitais. Deus é vital. Deus não te pede que você se esforce para ser uma pessoa melhor para que Ele te preencha com seu amor. Não importa o quanto você seja ruim, o quanto você tente se afastar dele, ou o quanto você quebre a cara tentando encontrar a pessoa certa longe Dele, Deus não vai te amar mais ou menos, ele te ama de forma plena e completa. Ele é o próprio amor.

Ao em vez de buscar o amor em pessoas, busque direto da fonte.

Antes de buscar a pessoa certa, esforce-se para ser a pessoa certa

“Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.” Romanos 12:9,10

Posso dizer que isso me transformou muito antes de entrar em um relacionamento. Especialmente nós mulheres temos a mania de procurar o príncipe encantado ou, de uma forma menos disney, o cara perfeito. Talvez já tenham te avisado isso, mas aqui vai um spoiler. O cara perfeito não existe. A perfeição você já tem em Jesus.

Da mesma forma como você tem falhas e defeitos, as pessoas que convivem com você também tem. Quando você busca se tornar uma pessoa melhor para o seu parceiro(a), consequentemente a recíproca é verdadeira do outro lado. Não existe relacionamento mais saudável do que aquele em que você coloca o bem-estar do outro acima de você mesmo. Acreditem, isso soa lindo mas é DIFÍCIL pra caramba. Quebrar o orgulho no meio muitas vezes mexe com o nosso equilíbrio, mas quando nos lembramos que o nosso relacionamento deve refletir a Glória de Deus, Jesus tira o fardo do orgulho e a caminhada a dois fica mais leve!

Esforce-se e peça para Deus melhorar aquilo que você sabe que precisa ser moldado em seu coração.

O relacionamento deve formar um triângulo

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” Mateus 6:33

O relacionamento deve formar um triângulo. Imagine que você e seu parceiro estão na base da pirâmide, à medida em que vocês vão se aproximando, vocês chegam mais perto do topo da pirâmide. Quanto mais vocês buscarem o reino de Deus, mais vocês vão se aproximar. Quando a sua vida gira em torno de um Deus, e não de um parceiro ou de exigências, você pode descansar sabendo que o dono do seu coração está no centro do seu relacionamento.

O que Jesus nos ensina diariamente é que devemos amar aos outros como Ele nos amou, de forma que esse sentimento não se baseie em troca ou em expectativas. Quando deixamos que Jesus ocupe o espaço exato do nosso coração, nossas expectativas estão supridas e paramos de sugar e mendigar o amor de outras pessoas. O amor de Jesus é pleno, perfeito e insubstituível.

A lixeira já está cheia de papéis amassados. Seus dedos estão cansados. Sua mente não funciona mais. Você descobre que não nasceu para escrever romances. Então Jesus vem, senta ao seu lado e pede para continuar dali em diante. Ou melhor, porque não começar tudo de novo?

Você confiaria em um cozinheiro pilotando o avião em que você está? Essa não é sua função.

O seu papel também não é escrever sua própria história. Deixa isso para o Criador. Ele é o melhor escritor de romances (desculpa Nicholas Sparks).

Mal posso esperar pelo que vem por aí.

 

 

 

 

 

 

 

No more articles
Fé inteligente todo mês na sua caixa de entrada?