Copiar ou criar?

1

Copiar o que outros líderes tem feito ou fazer aquilo que parece estar funcionando para outras pessoas, pode ser uma armadilha quando falamos em responder o chamado de Deus em nossas vidas. Essa armadilha é um pouco difícil de identificar e descrever. Quando eu digo copiar, não estou falando de plagiar ou roubar ideia de outras pessoas e pegar o crédito delas para nós. Não, nós precisamos falar sobre algo muito mais sutil e perigoso.

A cópia pode significar que nós não saímos do status quo, e escolhemos imitar os outros. Isso é tentar ser ou fazer o que tem trazido sucesso para outros, ao invés de permitir que Deus traga à vida aquilo que Ele mesmo colocou lá dentro de você. Isso vai além do que fazemos, é mais quem realmente somos e porque nós fazemos certas coisas, revelando nossos valores e motivações.

Um grande exemplo disso vem na vida de Davi. Todos nós conhecemos como um jovem líder, que lutou contra Golias. Em 1 Samuel 17:38-39, Davi está indo para a guerra e Saul tenta dar a ele sua armadura:

E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça. E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si.

Você pegou o que Davi disse aqui? “Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei”. Era uma grande honra receber a armadura do rei, mas Davi sabia que não funcionaria assumir a identidade de outra pessoa. Ele estaria usando algo que ele não tinha experiência. A chave da grandeza de Davi foi ser Davi, mesmo se os outros ficassem pensando se ele pertencia ou não a um campo de batalha. Sua confiança estava apenas firmada em ser aquilo que Deus havia ensinado e moldado dentro dele, independente do contexto ou suas necessidades. Essa era a única forma de funcionar. A história poderia ter terminado de maneira muito diferente se Davi tivesse ido para a batalha com a armadura de Saul.

Hoje em dia nós temos muitos líderes simplesmente copiando aquilo que eles veem em outros líderes.

Hoje em dia nós temos muitos líderes simplesmente copiando aquilo que eles veem em outros líderes. Existe uma grande diferença entre admirar, respeitar outros, e procura copiar e imitar suas características. Se nós simplesmente copiarmos o que eles tem feito que tem tido sucesso, nós estaremos negligenciando o chamado de Deus nas nossas vidas e o fato de que cada um de nós foi feito de um jeito especial e maravilhoso. Como seguidores de Jesus, nós temos uma única grande mensagem de esperança e transformação para o mundo que nos rodeia: nossas vidas foram transformadas. Deus está levantando verdadeiros seguidores que estão dispostos a apresentar uma fé autêntica – não uma que precisemos copiar o que outros tem feito. Se nós fomos criados à imagem de Deus, nós temos que acreditar que carregamos conosco a solução para grande parte de nossas necessidades, problemas sem solução, e situações desesperadoras que nos cercam. Hoje nós temos muitos líderes que simplesmente copiam aquilo que veem em outros líderes.

Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

Deus nos criou com o único propósito de realizar boas obras. Como líderes, isso é muito significante. Salmos diz:

“Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.”

Muito do nosso tempo como líderes é perdido copiando o que nós sabemos, ao invés de criar solução para aquilo que não sabemos.

Temo que temos gasto muito tempo valioso como líderes em copiar coisas que nós sabemos, ao invés de criar novas respostas para aquelas que não sabemos. Se nós queremos genuinamente alcançar nossas cidades, ver a mudança em nossa sociedade e transformar nossa cultura, então nós precisamos de uma vasta gama de líderes ungidos que não vejam as coisas exatamente iguais. Nós precisamos de executivos, mulheres, atores, doutores, atletas, cientistas e pastores cheios do Espirito Santo, buscando Nele soluções batalhar por mudanças nos locais onde Deus os tem colocado. Eu firmemente acredito que um componente significativo para a decadência de nossa sociedade é devido ao fato de que muitas comunidades cristãs buscam parecer com os outros, ao invés de criar novas expressões da sua fé. Muito do nosso tempo como líderes é perdido copiando o que nós sabemos, ao invés de criar solução para aquilo que não sabemos.

Minha necessidade por aprovação trouxe com ela a tentação de copiar aquilo que eu sei e vejo ao meu redor. A partir do momento em que eu gradativamente começo a identificar e aceitar o que Deus quer que eu seja, e enquanto começo meu processo desse Despertar, eu cresço no meu entendimento do porquê fui criado por Deus e começo entender o que Deus espera de mim.

Gastar nossos dias copiando trabalho de outros, significa que nós não temos tempo para investir naquilo que Deus planejou que você fizesse.

Se você gasta seus dias copiando o que funciona para outros, então você não tem tempo de investir em fazer aquilo que Deus destinou você para fazer. É difícil fazer essas coisas, e fazer elas como ato autêntico de adoração ao nosso Rei. Eu digo vamos acordar para o chamado, para fazer algo que leve tempo, mas que expresse nossa identidade, e mostre-nos como imagem do nosso Deus criador. Gastar nossos dias copiando trabalho de outros, significa que nós não temos tempo para investir naquilo que Deus planejou que você fizesse.

 

Traduzido por Thiago Yamabuchi // Original aqui

No more articles
Fé inteligente todo mês na sua caixa de entrada?