Como preparar seu coração para o Natal

1

Cheeeegou! É Natal! Esperamos o ano todo por esse momento, por diversos motivos, seja pelas pessoas que vamos reencontrar, os presentes que queremos receber ou até mesmo pelos dias de folga 🙂

GIPHY Studios Originals christmas merry christmas santa claus

Na cultura ocidental existe uma fórmula centenária sobre como deve ser o Natal perfeito, nós praticamente importamos essa tradição dos norte americanos, com algumas adaptações. Então no Natal perfeito, temos:

  • Árvore de Natal decorada,  com pisca piscas e presentes
  • Mesa da ceia com as melhores louças da casa e decoração predominante vermelha, velas, flores que só vemos nessa época e ninguém sabe o nome, taças, guardanapos de tecido e bolas brilhantes.
  • De comida temos, peru, chester, peixes, rabanadas, arroz com uva passa (realmente não sei porque castigam o arroz nessa data) lentilha, maionese, pães, vinhos, champagne…

No mundo ideal, os parentes chegam, todos felizes, com seus presentes prontos para desfrutarem de uma noite agradável em família, após o jantar, trocam os presentes e aguardam ansiosamente para o tocar dos sinos que marcam à meia noite.

Mas na vida real…

Geralmente a casa que vai receber os parentes as discussões começaram cedo, devido as tarefas. Sempre vem um parente que alguém não estava muito a fim de encontrar,  ai tem aquele que bebe a mais e começa a causar na festa, os idosos que ninguém ta muito a fim de ir buscar, aquele outro que é meio deprê, o casal que briga o ano inteiro…

A festa de Natal acaba virando o baile das máscaras e as luzes escondem a escuridão dos nossos corações. Aumentamos o som, diminuímos a paz.

Entre todas as receitas que você vai encontrar nessa data para fazer o Natal perfeito, gostaria de contribuir com uma:

Como preparar seu coração para o Natal:

1. Comece orando

Tire um momento para lembrar tudo de bom que Deus te proporcionou esse ano, aproveite e ore por cada pessoa que irá participar da ceia de Natal, pense em momentos bons que você teve ao lado daquela pessoa, mesmo que raros, e agradeça a Deus pela vida dela. Peça para que Ele encha seu coração com o verdadeiro espírito do Natal, que é o Espirito Santo.

2. Se derreta  – Esteja aberto a reconciliações

O clima de Natal realmente é contagiante, a busca por alegria e paz se intensifica nessa época e proporciona diversas reflexões para avaliarmos o que realmente é importante na vida. Estar aberto nesse caso, significa pedir perdão e perdoar, se reconciliar com pessoas seguindo o exemplo do nascimento de cristo que veio para nos reconciliar com Deus. É deixar que o amor seja maior que ódio.

3. Junte – Priorize as pessoas e não as tarefas

É muito bom fazer as coisas com excelência, principalmente quando vamos receber pessoas em nossa casa e queremos criar um ambiente organizado e aconchegante, mas muitas vezes para atingir tal êxito, deixamos o stress nos dominar.

Mas lembre-se: as pessoas esquecem um guardanapo fora do lugar, uma baguncinha aqui outra ali, mas palavras proferidas com raiva demoram muito mais tempo para serem esquecidas. Ou seja, estar em paz com as pessoas é mais importante do que ter um evento perfeito. E agrada muito mais a Cristo.

 

4. Mexa com carinho

Quando chega o momento de comprar os presentes, reservamos a maior quantia para os mais importantes, até ai nada de errado, queremos realmente demonstrar o amor que temos por tal pessoa, porém o preço nem sempre é o melhor indicativo de afeto.

Pessoas gostam de se sentir amadas, usar as palavras certas com um abraço sincero pode agregar mais do que só entregar um presente super caro. E para fazer isso é realmente importante abrir o coração <3

5. Não acenda o forno

Você não precisa usar máscaras e fingir que está tudo maravilhoso só porque é Natal, mas você pode optar por não se ofender ou não focar nas coisas ruins. Nós sempre criamos muitas expectativas em datas comemorativas e nos frustramos quando elas não são atendidas, preparar seu coração inclui focar no que é imutável e entender que a vontade de Deus é perfeita e não precisa seguir nossos planos.

6. Sirva

A exemplo do que Cristo fez no mundo. O Natal é uma ótima oportunidade para servimos, tanto no preparo da ceia, quanto em nos lembrar de pessoas em situações esquecidas, doando não apenas alimentos, mas nosso tempo e afeto. Servir com amor os que nos rodeiam, dando atenção e sorrisos sinceros. Distribuindo esperança, afinal o Salvador nasceu!

No more articles
Fé inteligente todo mês na sua caixa de entrada?