Ciência afirma que ter muitos amigos é um analgésico melhor do que morfina

0

A Bíblia diz que o verdadeiro amigo vira irmão na hora da angústia. E bem, a ciência acaba de concluir que mais do que irmão ele serve também como um analgésico poderoso contra a dor, melhor até do que morfina. Isso mesmo! Cientistas da Universidade de Oxford descobriram que pessoas com grandes grupos de amigos têm maior tolerância a dor.

Os especialistas olharam para as endorfinas – analgésicos naturais do corpo. E concluíram que o produto químico é um “potente analgésico, na verdade, mais do que o ópio droga morfina para aliviar a dor”, escreveram os autores na revista Scientific Reports.

Uma teoria, conhecida como “a teoria de opiáceos do cérebro” afirma que as interações sociais desencadeiam emoções positivas quando a endorfina se liga a receptores opióides no cérebro, resultando na sensação de bem estar que temos ao ver nossos amigos.

Por outra lado, isto pode ser parte da razão pela qual as pessoas deprimidas frequentemente sofrem com a falta de prazer e tornam-se socialmente retiradas.” afirma Ms Johnson, um dos pesquisadores.

É incrível saber que nosso próprio corpo produz uma substância capaz de amenizar nossa dor e que pode ser “ativada” pelos nossos amigos. Isso mostra o tamanho do impacto que temos na vida uns dos outros e que como construir bons relacionamentos é tão saudável quanto praticar exercícios (os mesmos pesquisadores afirmam que a atividade física também libera endorfina no nosso corpo).

Se quiser conferir como a pesquisa foi feita é só acessar aqui.

 

 

 

 

No more articles
Fé inteligente todo mês na sua caixa de entrada?