A nova cara dos lideres cristãos no Brasil

17

Leia aqui rapidinho antes de ir para o tema principal da publicação

A intenção principal dessa publicação é desconstruir o estereotipo popular de um líder cristão, principalmente com um público que não está inserido na igreja e que é influenciado pelo estereótipo apresentado pela mídia. Essa lista não é um ranking de melhor ou pior, nem tão pouco um comparativo de líderes, ela foi escrita depois de uma análise que considera inovação na abordagem, o impacto e o alcance desse líder na comunidade em que ele atua. Por isso selecionamos líderes de diferentes regiões do país e diferentes denominações. Acreditamos que seria relevante falar sobre isso, principalmente em um momento delicado que a imagem da Igreja vive no Brasil. Ao final do descritivo de cada líder, deixamos os canais que eles mais utilizam para quem deseja fazer uma análise bíblica com mais profundidade. 

 

Pronto, agora pode ler 🙂

Colete descolado, tênis estiloso, corte militar, linguajar despojado, munido de gadgets e com milhares de seguidores nas suas redes sociais e outras características contemporâneas. Quando pergunta o que ele faz, a resposta: sou pastor!

Essa resposta soa como uma navalha para quem visualiza na função de pastor alguém de meia idade, com terno, gravata e cabelo certinho. Isso é o fruto do estereótipo: tratar uma parte como o todo. E é óbvio que não são só os pastores os atingidos com esses rótulos, países, culturas, classes e inúmeras áreas são afetadas com a falta de conhecimento ou com o perigo de uma única história, como chama a escritora Chimamanda Adichie  nesse TED.

Se nosso exemplo maior passou pela terra de barba e talvez cabelos longos, sandálias e roupas sem nenhum glamour, seus seguidores se repaginaram. E isso não é uma exaltação ao luxo, mas uma tentativa de criar conexão com uma cultura diferente.

Cristo estava alinhado com a cultura ao qual Ele se inseriu quando veio a nós. Os lugares que frequentava, seu modo de falar, de ensinar e suas vestes. Certa vez ouvi um pregador dizer que Cristo era tão igual as pessoas com quem Ele andava que para os soldados saberem quem deveriam prender foi preciso sinalizar com um beijo. Isso não é apenas um sinal de humildade, mas da sua imensa capacidade de se adaptar, ao mesmo tempo que Ele é rei, foi servo. E isso faz total sentido quando falamos de alguém que tinha um objetivo de salvar a todos.

Hoje a lógica é a mesma, se parecer com a cultura local e preservar os ensinamentos. Certamente dentro de um contexto de humanidade que inclui erros, acertos e lutas constantes.

Longe dos ternos, gravatas, e estilo autoritário, a nova geração de pastores tenta se parecer o mais distante possível da imagem tradicional. Eles pegaram a fase de transição da Igreja e sofreram várias barreiras por proporem uma linguagem mais contemporânea. Hoje, lideram igrejas e movimentos cheios de jovens e enxergam nas grandes cidades seu principal campo missionário, ah! e no Youtube como a extensão do púlpito.

 

Padre Fábio de Melo

O padre galã é o rei do Snapchat e tem sido pioneiro no uso das redes sociais e da mídia para propor uma nova linguagem ao público católico, que atualmente enfrenta uma séria crise de imagem e participação, principalmente entre os jovens.  Com seu carisma e beleza, o Padre impacta tanto os jovens quanto os mais sábios, apresentando um evangelho plural e inclusivo.

Na Igreja: Atualmente pertence a Diocese de Taubaté, porém como realiza muitos trabalhos de evangelização, teve liberação do trabalho na paróquia.

No Face: Padre Fabio de Melo 

No Snap: Fabiodemelo3

 

 

Jonas Madureira

Ainda tem um jeito mais “coxinha”, mas se comparado as suas origens mais tradicionais, já está bem “descoladão”. Jonas é considerado um dos principais nomes da teologia no Brasil e utiliza de profundo conhecimento filosófico e histórico para impactar públicos de 18 a 40 anos. Nas redes sociais compartilha seus profundos pensamentos sobre a realidade cristã, com tom crítico, mas cercado de evidências e esperança, característicos de quem pensa e estuda muito antes de abrir a boca.

Na Igreja: Igreja Batista das Nações Unidas em São Paulo

No Face: Jonas Madureira

No Insta: @jonasmadureira

 

Teofilo Hayashi

Avivalista por definição, tem como referência grandes pregadores Americanos, país onde viveu por mais de 10 anos. Foi missionário da JOCUM e encontrou no movimento avivalista do Brasil seu campo de atuação. Com um jeito descolado, é atualmente um dos pastores mais influentes no público jovem. Fundador do movimento Dunamis e Pastor da Igreja Monte Sião, utiliza bastante das redes sociais, principalmente Instagram e Youtube, para transmitir seus pensamentos e seu lifestyle. Ao mesmo tempo que organiza diversos eventos cristãos, um dos seus principais projetos foca no evangelismo dentro das universidades, o Dunamis Pockets. Sua energia e capacidade de linkar a bíblia com o contexto atual são os traços mais marcantes de suas pregações.

Na Igreja: Igreja Monte Sião em São Paulo.
No Face: Teofilo Hayashi
No Insta: @dunamisdude

 

Pastor Lipão

Se não fosse pelo pulpito, você jamais diria que ele é um pastor. Aliás podemos considerá-lo um outlier na cena. Com apenas 26 anos está a frente de uma das maiores igrejas do Sul do país, a Onda Dura. Seu estilo descolado atrai principalmente as comunidades de surfistas e skatista, em quem os jovens encontram não a figura de um pastor que remete a um pai, mas sim a um irmão mais velho. Apesar da pouca idade, Lipão não foge da responsabilidade e sabe da influência que tem, sempre se posiciona sobre os assuntos polêmicos de forma sábia e cuidadosa, embora esteja a frente de uma igreja “modernex”, suas pregações se mantém na simplicidade do evangelho. No Facebook, ele mantém uma página pessoal com videos, imagens e muitas reflexões bíblicas para seus seguidores.

Na Igreja: Onda Dura – Joinville, Santa Catarina
No Face: Pr. Lipão
No Insta: @pastorlipao

 

Lucinho Barreto

Considerado por alguns o pastor iê iê (referência ao bordão do humorista Sergio Malandro) utiliza bastante do humor para transmitir suas pregações. Atualmente é o pastor de jovens da Igreja Lagoinha em Belo Horizonte, e tem sua trajetória marcada por algumas polêmicas, devido a “brincadeiras” que foram levadas a sério e por algumas práticas que não fazem sentido com a Palavra o que deve nos levar a logar o sinal de alerta quanto ao que ele faz e prega. Mesmo assim ele segue arrastando milhares de jovens por todo o Brasil. No Youtube encontra espaço para publicar suas pregações e responder perguntas frequentes dos jovens a partir da visão bíblica (infelizmente misturada com opinião própria). Apesar de ter  ganhado destaque dentro de uma igreja Batista, seus sermões transitam por diversas ondas, desde o tradicional até uma esbarrada na teologia da prosperidade.  Certamente a autenticidade e a empolgação ao compartilhar é uma das suas principais marcas.

Na igreja: Igreja da Lagoinha de Belo Horizonte, Minas Gerais
No Face: Pastor Lucinho Barreto
No Youtube:  Canal Pr. Lucinho

Karl Dietz

Pastor e fundador da Igreja no Cinema, uma igreja que acredita não apenas em transformar as pessoas, mas em influenciar o destino delas. Conhecida por suas mensagens dinâmicas e criativas e, claro, pipoca, a Igreja no Cinema está estabelecida em Curitiba e em Florianópolis. Com 4.600 seguidores no Facebook e mais de 800 seguidores no Twitter, Karl tem influenciado milhares de jovens a não se isolarem do mundo, mas fazer a diferença nele.

Na igreja:  Igreja no Cinema – Curitiba, Paraná
No Face: karldietzoficial
No Twitter: @Karl_Dietz

 

 

Ariovaldo Carlos Jr.

ariovaldo

Com estilo alternativo, o pastor de 37 anos, tempos atrás foi destaque na mídia por criar a Bíblia freestyle, um projeto que adaptou a Bíblia Sagrada com uma linguagem de gírias e expressões da linguagem atual. O projeto recebeu fortes críticas, dentro e fora da Igreja.  No Youtube tem um vlog que fala de diversos assuntos da vida do jovem ligados a ensinamentos bíblicos, seu principal objetivo é quebrar tradições e culturas que ele acredita que são empecilhos para a compreensão do evangelho na cultura atual. Distante de um perfil comedido, e apensar de  não tem papas na língua, ele fala com muito carinho e proximidade para pessoas que muitos não querem nem ver.

Na Igreja: Igreja Manifesto – Uberlândia, Minas Gerais
No Face: Ariovaldo Carlos Jr.
No Youtube: Ariovaldo Carlos Jr.

Douglas Gonçalves

douglas

Hipster define. Psicólogo de formação, o pastor de Jovens da assembléia de Deus de Bragança Paulista (ministério Família Debaixo da Graça) se tornou conhecido através do ministério JesusCopy, utilizando o Facebook e o Youtube para expor mini reflexões sobre diversos temas e influenciar jovens a serem cópias de Cristo. No Face a página já supera os 800k likes, além do conteúdo autoral publicado nesses canais, Douglas  lançou recentemente o livro “A revolução das Cópias”. Entre produtos, conteúdo e eventos, Douglas tem impactado um número expressivo de jovens por todo o país. No púlpito, ele segue uma abordagem mais tranquila, sem muita extravagância, seu intuito é expor a mensagem de forma fácil de entender.

Na Igreja: Assembleia de Deus FDG – Bragança Paulista, São Paulo
No Face: Douglas Gonçalves (Perfil pessoal)
No Twitter: @douglasyd

 

 

PS: Nosso objetivo foi buscar líderes que inovaram tanto na abordagem quanto no formato e o impacto que eles causam na comunidade, sabemos que existem muitos outros que também representam essa “nova cara”, então fiquem a vontade para sugerir nos comentários 🙂

No more articles
Fé inteligente todo mês na sua caixa de entrada?