A música “secular” nos cultos

1

Devemos usar músicas ‘seculares’ nos cultos?

Certamente você já ouviu algo nesse sentido, ainda mais se você é líder de música na sua igreja. Abaixo você vai ler o que pensa um pastor e líder de louvor de uma igreja nos EUA. Mas antes gostaria de rapidamente falar sobre o termo “secular” usado neste post.

 

Muito tempo atrás a igreja desenvolveu essa dicotomia entre santo e profano, sagrado e secular. Isso por um momento pode ter sido algo bom, mas trouxe inúmeras consequências na maneira como a igreja vê e também se relaciona com o mundo. Foram criadas as ordens do tipo: isso você pode fazer, aquilo você não pode; lá você pode ir, naquele outro você não pode; isso é de Deus, aquilo é do Diabo; essa música você pode ouvir, aquela outra não e assim por diante.

 

Isso fez a igreja parecer um gueto. Será mesmo que isso é bom? Será mesmo que Jesus nos chamou para sermos bairristas? A minha maneira de enxergar isso é que tudo foi criado por Deus (Jo 1.3; Cl 1.16), a música é dele mas ela também foi sofreu a consequência do pecado, ou seja, ela também foi corrompida. O homem por causa do seu pecado usufrui da música não mais para glorificar a Deus, mas a sim mesmo e aos seus desejos.

Só que assim como o homem não deixou de ser criatura de Deus por conta do pecado, semelhantemente a música não deixou de ser criação de Deus. E em nenhum momento ela foi, é ou será do Diabo.

Não existe essa dicotomia. Gostaria de falar mais sobre isso, mas esse assunto não é no todo o mais importante do post. Quero portanto, deixar claro que o termo ‘secular’ está sendo usado para uma leitura mais fácil, afinal a igreja é a que mais usa e abusa desse termo (infelizmente).

 


 

Uma pergunta foi feita nesse sentido para um líder de louvor:

 

“Recentemente, deparei com um quadro de mensagens onde as pessoas estavam discutindo se canções seculares poderiam ser tocadas para fazer “não cristãos” se sentirem mais confortáveis na igreja. Algumas pessoas mencionaram músicas, como: “She Will Be Loved”, do Maroon 5, “Your Body Is a Wonderland”, do John Mayer (para falar sobre a sexualidade), os lotes de U2, Coldplay, etc. Eu estou realmente interessado em ouvir seus pensamentos em relação a isso. Devemos evangelizar durante nossos momentos de adoração a Deus enquanto cantamos?”

 

Há três maneiras que eu quero responder esta pergunta:
Primeiro, a idéia de que devemos fazer “não-cristãos” se sentirem mais confortáveis na igreja implora para mais esclarecimentos. Devemos nos certificar de que os incrédulos podem entender o que está acontecendo em nossas reuniões, e que nós não estamos fazendo qualquer coisa para que eles se sintam bem-vindos. Mas não é nossa responsabilidade certificar de que eles estão “confortáveis”.
A igreja é diferente do mundo. Reunimos para edificar uns aos outros e celebrar o Evangelho, chamando a atenção para as promessas da aliança de Deus, confessarmos os nossos pecados, exercer os dons espirituais, e muito mais. “A cada um é dada a manifestação do Espírito para o bem comum” (1 Co 12:7). Eu não esperaria que alguém que não conhece a  Cristo ficaria totalmente confortável nesse cenário.
Nosso principal objetivo é ter certeza de que os incrédulos terão a oportunidade de encontrar, de alguma forma, a graça e a verdade de Deus revelada em Jesus Cristo, expressa através da igreja.
Em segundo lugar, cantar / tocar músicas seculares nos cultos pode causar uma série de efeitos, alguns bons, alguns não tão bons assim. Quais são as pessoas no culto que estão vendo essas músicas sendo tocadas? Elas estão pensando: “Uau, esses cristãos realmente se relacionam comigo?” Ou eles estão pensando: “Puxa, eu nunca saberia que os cristãos ouvem o mesmo tipo de música que eu. Nós realmente não somos tão diferentes!” Ou eles estão pensando: “Por que esses cristãos estão agindo como eu? Eu estava esperando que eles poderiam fornecer algumas respostas para os meus problemas e não mostrar aquilo que eu já vejo em outros lugares.” Ou talvez: “Por que eu venho à igreja para ouvir as versões de segunda categoria de músicas que eu ouço? Por que eles não cantam sobre algo mudou suas vidas, ao invés de algo que eu já sei?” É difícil dizer.
Eu certamente não tenho nenhuma idéia por que alguém iria cantar John Mayer “Your Body Is a Wonderland” em uma manhã de domingo. (confira a letra aqui). Imagine o que eles iriam pensar com está música sendo cantada pela igreja de Cristo. A sexualidade é um dom de Deus para ser celebrada dentro do casamento. “O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros” (Hebreus 13.4). Esta canção não cumpre essas metas. Não há nenhum sentido que este é um marido cantando para sua esposa.
Além disso, pessoas fazem associações com as músicas e isso pode causar problemas. Nem todos são maduros o suficiente para entender o que está acontecendo. Temos que nos perguntar se realmente vale a pena tocar uma canção como essa e se não estamos causando mais problemas do que soluções ao cantá-la.
Em terceiro lugar, devemos buscar evangelizar os não-cristãos durante os nossos momentos de adoração comunitária? Com certeza sim. Mas, tocar canções do U2 ou outros artistas populares seria a melhor maneira de fazer isso? Não.
O evangelismo envolve proclamar o evangelho – a Boa Notícia de que Cristo morreu em nosso lugar pelos nossos pecados para nos reconciliar com Deus. Evangelismo deve ser o transbordamento natural de um grupo de cristãos que estão apaixonadamente, clara e convincente exaltando a grandeza de Deus e sua misericórdia em Jesus Cristo – não tentando soar ou ser como o mundo.
Isso não significa que nós nunca podemos usar uma canção ‘secular’ para fazer um ponto de contato específico em uma reunião. Mas existem perigos em tornar isso uma prática regular nos cultos. Canções falam não somente através de suas letras, mas também através das associações que as pessoas fazem com elas.
Devemos ser muito intencionais sobre o uso de canções ‘seculares’, e nossa motivação deve ser comunicar a Verdade, e não simplesmente ser “relevante” para atrair mais pessoas. Se não formos cuidadosos, os meios que usamos para chamar os “não-cristãos” irão impedi-los de ouvir a mesma mensagem que poderia libertá-los.

 

 

 

 

 

 

Traduzido e adaptado por Paulo Neitzke. Original aqui.

No more articles
Fé inteligente todo mês na sua caixa de entrada?