7 ferramentas para deixar o site de igreja mais útil

0

Se você acha que são os conflitos entre os casais ou o relacionamento sexual dos jovens que mais esquentam a cabeça dos pastores você está enganado. O que faz o pastor querer jogar o cajado longe é o site da igreja! Obvio que o relacionamento entre os membros é muito importante para ele e para toda equipe pastoral, porém após passar uns bons anos no seminário ele está preparado para enfrentar questões de aconselhamento, desentendimento e fazer intermédios,  porque isso, de certa forma, faz parte da sua rotina.

Agora plugins, thumbnail, upload, servidor e ftp são palavras totalmente desconhecidas para a maioria dos pastores, independente da geração, até para aqueles que batem um papo na língua dos anjos.

Você pode pensar, que ele nem tem obrigação de saber já que isso não tem relação com pastorear a igreja e está certo. O problema é que no mundo real as coisas não funcionam assim. Muitas vezes, cabe ao pastor fazer a aprovação final ou compor a equipe que irá desenhar a comunicação online da igreja.

E é ai que templates e cópias (mais conhecidas como referências) entram em cena. Uma vez que faltam skill técnico, expertise e money, o jeito é apelar para igrejas que tem essas áreas desenvolvidas e passar um brief do tipo: quero um site igual esse! Só que a maioria desses sites inspiradores vem de fora e a realidade da comunicação das igreja varia de acordo com tamanho, localização, missão, estilo e etc. Enfim, todos os indicadores necessários para uma lambança.

Com base nesse cenário, sugerimos 7 ferramentas que vão tornar o site da Igreja mais útil, tendo como ponto inicial que a função principal dele é comunicar as pessoas de fora da igreja e os membros sobre os valores, visão e atividades da Igreja, bem como engajar e fornecer informações relevantes com fácil acesso.

 

Hand Talks

É uma ferramenta recente, desenvolvida por estudantes brasileiros, que permite que qualquer site tenha um conteúdo traduzido para linguagem de sinais. Sabe aquela mocinha que fica mexendo as mãos no púlpito do lado esquerdo enquanto o pastor falar? Então é a versão online dela. Além de ser útil para ampliar o alcance do site é um mecanismo totalmente inclusivo e de respeito a um grupo muitas vezes esquecidos pela nossa Igreja, mas não por Cristo.

 

Intercom e Zendesk

Na onda de whats app, facebook e outros comunicadores instantâneos, ninguém tem mais paciência para mandar uma mensagem no formulário de contato da igreja e ser respondido sabe Deus quando. Essas duas ferramentas são super práticas para cria um chat online ou um canal de atendimento instantâneo, dentro do site da Igreja, as pessoas que ficarem responsáveis por responder as mensagens podem instalar a versão do aplicativo no celular e ter muito mais comodidade, além de ser possível programar respostas automáticas para as questões de maior reincidência.

Além do visual bacana e da usabilidade, são ferramentas muito úteis para casos de emergência e para analisar os maiores motivos de contato das pessoas com a Igreja.

Conheça mais sobre eles: Intercom.io // Zendesk

intercom

 

 

Google Maps

Esse é mais comum, muitos templates já vem com a ferramenta integrada, porém poucas igrejas vão além do uso de indicar o local da igreja. Através dessa ferramenta você pode adicionar os pontos de pequenos grupos (ou culto nos lares), marcar locais onde é possível se encontrar para bater papo e até onde acontecerão eventos especiais, como cantatas e acampamentos. Facilitando com que as pessoas se programem com base na distância e no transito até o local.

Para as igrejas que gostam de radicalizar, é possível inserir pontos de carona, baseado na localização dos membros que se colocarem a disposição de fazer a gentileza.

google maps

 

Google Docs ou Typerfom

Os dois são formulários e ajudam bastante a recolher mais informações de visitantes, novos membros, pessoas que desejam participar de algum ministério ou eventos da igreja, além de avaliação pós eventos, que algumas igrejas grandes costumam fazer. Ambas as ferramentas são gratuitas e podem ser embutidas direto no site, sem jogar para um link externo. O compilamento das informações pode ser visualizado online no painel do admin ou exportado para excel (modo offline), além de ser possível ver o resumo das respostas em gráficos que facilitam a análise das informações.

typeform

 

Google Calendar

Esse realmente é uma pena ser pouco utilizado no meio cristão, a maior parte das pessoas que trabalham em corporações praticamente não vivem sem, é muito comum após marcar um evento ouvir: “você me manda um invite?” Isso nada mais é que adicionar compromissos a sua agenda pessoal online e contar com a memória do Google para ajudar a sua, isso porque existe a opção de notificação, ou seja, o próprio sistema de avisa, minutos, horas ou até dias antes de um compromisso, local e quem irá participar. Exceto para o culto de domingo que já está embutido culturalmente na mente dos cristão (e os sábados para os adventistas) eventos esporádicos, grupos quinzenais, ou mensais, reunião de equipe, poderiam se beneficiar muito dessa ferramenta, que é gratuita e simples de inserir no site da igreja.

calendar

 

 

No more articles
Fé inteligente todo mês na sua caixa de entrada?