5 Documentários que irão desafiar a forma como você pensa e vê o mundo

0

Nenhum obrigado é pouco para o Netflix, o qual nos mostrou o quanto os documentários tradicionais estão chegando ao fim. Se antes eles eram longos ( um certo tipo de caminhadas desgastantes sobre algum assunto), hoje são formatos que chamam a atenção da indústria do entretenimento.

Entretanto, os documentários nunca irão bater o valor de uma boa ficção. Mas garanto que há algo sobre eles que pode agitar suas emoções e abrir os seus olhos ao mesmo tempo.

Nós listamos aqui 5 documentários que são inspiradores, uns de cortar o coração e outros bem divertidos. Qual é a moral comum? Eles irão transformar a maneira como você vê – e em alguns casos, sente – o mundo.

Eles não são totalmente novos, e nem todos estão no Netflix (pasme!). Talvez você tenha que caçar na internet ou provavelmente investir em média $4 na Amazon. Mas eles são INCRÍVEIS, nós garantimos.

 

A BEAUTIFUL PLANET

 

 

Probabilidade de choro: média

Esse filme produzido em 2016 explora o planeta Terra. Como seus projetos similares, as imagens são de tirar o fôlego. Mas há algo estritamente único sobre ele –  A Beautiful Planet olha a Terra não com o olhar para a Floresta Amazônica ou As Montanhas do Leste Asiático, como estamos acostumados – mas pela Estação Espacial. A partir do Espaço. É impossível ver tamanha beleza e complexidade, e não sair com sentimento maior de temor para a criação de Deus e pela Sua criatividade. Para deixar mais legal ainda, as imagens são acompanhadas de narração, feita pela a atriz, Jennifer Lawrence.

 

BLACKFISH

Probabilidade de choro: alta

Mesmo se você teimar em não assistir Blackfish, você vai gostar de ouvir sobre ele. Esse documentário dramático nos leva a um profundo olhar para Tilikum, uma orca que matou três treinadores. Esse é o preço da consequência de manter orcas em cativeiro.

Blackfish apresenta entrevistas com ex-treinadores do SeaWorld, que descrevem as condições das baleias mantidas em cativeiro – as quais os cineastas argumentam ser a causa de ataques desse tipo, como o drama do qual Tilikum faz parte.

Esse documentário destaca-se por conta do seu efeito massivo na sociedade, e o efeito que continua causando. É um testemunho para o mundo real que a arte pode fazer a diferença.

 

THE DARK MATTER OF LOVE

Probabilidade de choro: média

Uma família composta por três pessoas acrescenta mais três crianças graças a adoção. O que torna o Dark Matter of Love interessante é o close certo (o olhar de perto) sobre a adoção e sua construção a longo prazo. Nós observamos através dos detalhados estudos psicológicos, que a família nesse documentário, traça as fronteiras dessa jornada de novas relações e processos com uma coragem incrível.

 

 

BEST OF ENEMIES

Probabilidade de choro: chorar de rir

Esse filme é provavelmente o mais divertido dessa lista. The Best of Enemies critica e analisa os dez debates entre Willaim F. Buckley, Jr. and Gore Vidal em Agosto de 1968 (em meio a tantas convenções republicanas e democratas). Naquele ano o auge dos debates eram as chamadas guerras de cultura, as quais Buckley e Vidal representavam o melhor pensamento da (política) direita e esquerda.

Esse documentário não somente apresenta, como podemos dizer, debates espirituosamente divertidos, mas também duas visões concorrentes da cultura americana e da vida pública em suas formas mais articuladas.

Mesmo que os debates entre Buckley e Vidal estejam representados há 50 anos atrás, suas ideias ainda estão em guerra. Assim, o Best of Enemies é também, sobre o agora e muito recomendado para os fãs da política e da cultura ocidental.

 

LIFE, ANIMATED

 

Probabilidade de choro: muito alta

Baseado em um best-seller, esse documentário conta a história de Owen Suskind, um jovem menino autista que era incapaz de falar – até que ele começou a entender os sinais sociais, e passou a se comunicar com a sua família através do mundo de filmes clássicos animados dos estúdios Disney.

 

 

Este artigo foi traduzido com muito carinho por Raquel Lebrão.

Publicado originalmente aqui

No more articles
Fé inteligente todo mês na sua caixa de entrada?