25 lições que todos deveriam aprender aos 25 anos

3

Um quarto de século foi o necessário para que eu pudesse aprender uma coisa ou duas, ou 25.

Hoje, o seguro do meu carro está mais barato e posso alugar um carro sem pagar uma taxa adicional. E estou na metade do caminho para os 50 anos.

Se existe uma coisa que eu aprendi, é que você nunca é muito jovem para ter sabedoria. Com a experiência de vida vem a sabedoria e eu tive minhas experiências de vida. Sendo alguém da geração do milênio, compus uma lista de itens com foco central em um número. O número de hoje é 25.

A lição de hoje trata daquilo que eu aprendi na reflexão sobre esse número.

1. DEUS É FIEL

De tempo em tempo. Não do jeito que eu quero, não do jeito que eu espero, mas sempre da maneira mais perfeita, única e proposital.

2. PESSOAS QUEBRANTADAS PRECISAM DE PESSOAS QUEBRANTADAS

Estou ferido. Você está ferido. Estamos todos feridos. Eu preciso de você. Você precisa de mim. Nós todos precisamos uns dos outros. É através das nossas feridas e rachaduras que o nosso brilho é maior.

3. SE VOCÊ NÃO GOSTA DAS CIRCUNSTÂNCIAS, MUDE-AS

Se você não gosta de onde você está, se mexa. Você não é uma árvore. Se você não gosta do “isso sempre foi assim,” se atreva a mudar. Desafie a norma, quebre os padrões e revolucione a sua vida.

4. SE VOCÊ NÃO PODE MUDAR AS CIRCUNSTÂNCIAS, MUDE A SI MESMO

Se você não gosta de quem você se tornou, seja corajoso o suficiente para reavaliar sua situação. Eu tive que fazer isso muitas vezes e é preciso um trabalho em si mesmo. Faça com que o tempo trabalhe para você.

5.  TRABALHE FAZENDO AQUILO QUE GOSTA

Faz mais de 10 anos que estou trabalhando. Quando deixei a minha posição na área de gestão, fui para a área da educação, onde estou atualmente. Tenho trabalhado muito, mas aos 25 anos, posso dizer que me sinto confiante em qualquer setor de negócios, nas minhas habilidades de negócio e no meu bom currículo. Se você trabalha com aquilo que você gosta, então poderá fazer qualquer coisa acontecer.

6. DEFINA SUAS METAS

Recentemente, o meu marido e eu tivemos um “Dia de Planejamento.” Juntamente das intermináveis xícaras de café, discutimos sobre a visão do nosso futuro. Pensamos em nosso casamento, na linha do tempo da nossa futura família, em nossas carreiras, nossos objetivos pessoais e até mesmo na confissão de nossa família.

Discutimos sobre como gostaríamos de ser conhecidos como família. Quando você olha para a nossa família, o que você pensa? Você pensa em paz, aceitação, alegria e, mais importante, no amor de Deus? Espero que sim. Isso é parte da visão que estamos semeando e isso é parte da confissão que estamos declarando a cada dia.

7. AME AS PESSOAS

Simples; mas ainda assim, o mandamento mais esquecido de todos os mandamentos. O amor percorre um longo caminho neste mundo. Ame os outros, mesmo quando não sentir ter algum amor para dar. Ame os outros, mesmo que seja necessário separar um tempo do seu dia.

Ame os outros, mesmo quando não conseguir encontrar algo para amar neles. Mesmo quando eles não concordarem com você.  Mesmo quando eles pensarem diferente de você. Mesmo quando olharem diferente de você. Mesmo quando falarem diferente de você. Mesmo quando eles cometerem erros. Mesmo quando estiver triste. Mesmo quando eles estiverem felizes. Ame-os. Ame ela. Ame ele. O amor cobre uma multidão de pecados, problemas, lixo e ferimentos.

8. PERDOE AS PESSOAS

Se estiver procurando paz consigo mesmo, você terá que perdoar os outros. Não existe ninguém mais miserável do que você quando está segurando o lixo de ontem. E confiem em mim, esse lixo é pesado e confuso. É difícil de largar. Mas empacote tudo, coloque-o em uma mala e lance esse peso no oceano.

Para o seu bem: Largue. E seja livre.

9. REPITA O PASSO ANTERIOR

Repita. E de novo. E de novo. Pelo o resto de sua vida. Todo ano. Por todos os seus dias.

10. PERMANEÇA FORTE

Levante-se. Seja forte e orgulhoso. Suas cicatrizes são a prova de que Deus é um Deus de cura e terá feito um trabalho magnífico quando você se tornar forte com essas cicatrizes.

Porque aos 16 anos, você tenta descobrir se está no caminho para algo promissor nesta vida, e então, um dia, aos 25 anos, você descobre estar carregando a promessa que Deus tem para você nesta vida: um futuro cheio da bondade, de paz e graça.

11. TOME MEDIDAS VISANDO O SEU CHAMADO

Se Deus te chama para ir, vá. Se Deus te chama para ficar, fique. Se Deus te chama para dar todo o seu dinheiro, dê todo o seu dinheiro. Se Deus te chama para sentar-se com um amigo por horas e ouvir as suas frustrações, dores e lágrimas, sente-se com esse amigo por mais algumas horas e ouça o que ele tem para falar.

Cada passo é um passo intencional de obediência ao seu chamado.

12. VIVA EM COMUNIDADE

Infelizmente, levou 25 anos para que eu pudesse perceber isso, e vou admitir, ainda estou aprendendo. Eu ainda estou aprendendo a importância dos relacionamentos. Sou apenas uma criança, uma introvertida e uma alma velha.

Sou recarregada através do meu tempo independente, através da escrita, através da música, através da reflexão. Mas Deus nos chama para uma comunidade. Precisamos de pessoas e outras pessoas precisam de nós. Precisamos de pessoas para sobreviver às pancadas da vida. Precisamos de pessoas para celebrar os sucessos da vida. Encontre o seu povo, porque no fim do dia, só precisamos de alguém para nos abraçar e dizer: “Eu estou aqui, você é valorizado, estou ouvindo.”

13. PRIORIZE O SEU PRÓXIMO ANTES DE SI MESMO

Somos egoístas. Pensamos apenas em nós. Aprendi que é necessário trabalhar para colocar os outros à frente de mim. Considerar os desejos dos meus amigos antes dos meus desejos. Considerar os seus interesses antes dos meus interesses.

Eu também aprendi a sacrificar. Mesmo quando prefiro ter tempo para mim, vale mais a pena dedicar esse tempo, atenção e dinheiro com alguém que está em necessidade relacional, financeira ou emocional.

14. NÃO DESISTA DE SI MESMO

Ouça a sua história. Considere valiosos os seus problemas e lutas. Precisamos deles. Você precisa deles. Mesmo quando não desejamos eles, mesmo que seja melhor apagá-los, não desista.

15. CONTINUE APRENDENDO

Gosta de Ciência? Continue pesquisando.

Gosta de Inglês? Continue estudando.

Gosta de Artes?  Continue observando. Continue pintando.

Gosta de Exercícios? Continue melhorando. Continue se exercitando. Continue correndo.

Gosta de Religião / Relacionamento? Continue buscando. Continue orando.

16. SIRVA AS PESSOAS

Minha palavra para 2015 foi “servir” e meu foco era me tornar menos egoísta e buscar ajudar os outros. Nas pequenas situações e nas grandes situações. Não consigo contar quantas vezes eu ajudei pessoas em suas compras ou enviei cartas com palavras de encorajamento para meus amigos.

Porque servir as pessoas envolve tomar o que você tem e aquilo que você é fisicamente, emocionalmente e relacionalmente capaz de fazer e doar o seu tempo, seu dinheiro, suas palavras. Tudo. E tem sido uma das maiores lições que tenho aprendido desde que completei 25 anos. Não é sobre mim; é sobre você.

17. SIGA EM FRENTE

Troque de canal. Arranque o Band-Aid. Vire a página. Chegue tão longe a ponto de queimar um livro e puxar um novo da prateleira. Inicie um novo livro, abra a página e comece o primeiro capítulo de um novo você.

18. CONTROLE AQUILO QUE VOCÊ CONSEGUE CONTROLAR

Haverá tantas coisas fora de seu controle que você desejará poder controlar. Mas a vida é 10 por cento o que acontece com você e 90 por cento como você reage a ela. Recentemente decidi que gostaria de estar no comando de mim mesmo. E os outros? Eles estarão no comando de si mesmos. E juntos, a vida continua e eu controlo os meus pensamentos, minhas ações e, mais importante ainda, as minhas reações.

19. SEJA RESPONSÁVEL POR VOCÊ MESMO

Você não comanda o seu vizinho. Você não é responsável pelo seu cônjuge. Você não comanda o seu amigo.Você está no comando de você mesmo. E uma vez que você está no comando, é você quem manda.

Tome decisões. Faça acontecer. Porque não há nada mais humilhante e alucinante do que ver Deus trazendo mudanças e prometendo Sua presença em sua vida.

20. ESCREVA FREQUENTEMENTE

Escreva. Escreva. Escreva. Eu escrevo, mas não mostro para ninguém. Sabe quantos artigos eu digitei desde 01 de janeiro de 2016? Vários. Eu escrevo, mas não publico. Pelo menos estou escrevendo.

21. RESERVE UM TEMPO PARA VOCÊ

Vá correr. Faça um passeio. Tome um café. Desenhe. Pinte. Deite na grama. Leia aquele livro que está em sua cabeceira. Vá comprar sapatos. Caia em uma pilha de folhas. Tome aquele banho. Relaxe. Basta reservar um tempo para si mesmo.

22. FIQUE EM FORMA: CORPO, ALMA E ESPÍRITO

Quero dizer que atualmente estou na melhor forma física da minha vida: corpo, alma e espírito. Eu sou uma corredora ávida, nunca me alimentei tão bem e posso correr por quilômetros. Alimento minha alma com coisas que podem melhorá-la. Coisas que eu preciso.

Eu preciso de cafeterias, do nascer do sol, do ar livre, de viagens, de aventura, por isso eu a alimento. E meu espírito está prosperando diariamente, porque eu estou procurando o Reino em primeiro lugar e estou aprendendo o que é ouvir a voz do Senhor. Estou trabalhando todas as áreas da minha vida para me manter em forma, porque cada uma dessas categorias assumem uma responsabilidade dentro de mim.

23. VOLTE PARA O BÁSICO

Eu sou prolixa. Eu penso demais. Eu planejo e mapeio todos os meus passos futuros. Mas eu fico sobrecarregada com facilidade. Eu olho para a minha imagem e apenas pergunto. Como? Quando? Por que?

E então, sou rapidamente lembrada à voltar para o básico. Dê um passo de cada vez. Viva um dia de cada vez. Acorde. Mostre. Trabalhe duro. Continue humilde. Ame a Deus. Ame o seu próximo.

24. PRATIQUE AQUILO QUE VOCÊ PREGA

Se você prega a paz, seja uma pessoa de paz. Se você prega amor, seja uma pessoa de amor. Se você prega aceitação, seja uma pessoa de aceitação. Se você prega a graça de Deus, seja a primeira pessoa a confessar a sua necessidade da graça de Deus.

25. BUSQUE TRANSFORMAR O MUNDO

Quando era jovem, eu pensava que pudesse fazer qualquer coisa. Sempre fui um sonhadora, uma visionária. Aos 25 anos, ainda acredito poder fazer qualquer coisa. Pergunte ao meu marido – diariamente tenho idéias e sonhos que mudariam o mundo. No entanto, eu aprendi aos 24 que, para mudar o mundo, a sua visão precisa ser colocada em prática e que a prática é essencial.

Tenha visão. Faça tudo naturalmente para que isso aconteça. Ore até que você esteja sem palavras. E então ore um pouco mais. Em seguida, olhe para trás e veja Deus molda-lo em um grande transformador de mundo.

Que os próximos 25 anos sejam preenchidas com muitas novas e valiosas lições relacionadas à família, ministério, casamento e tudo de bom que a vida pode proporcionar.

Traduzido e Adaptado por Gustavo Neves. Original aqui.

No more articles
Fé inteligente todo mês na sua caixa de entrada?