15 livros para adicionar a sua estante em 2017

Post de utilidade pública. Obrigada, de nada.

10

Se você é como eu, livros provavelmente estão entre suas metas para o novo ano. Ler mais livros do que no ano anterior, ler sobre assuntos diferentes, estudar mais de Deus, começar a ler. Seja qual for a sua meta, esse post te ajudará a cumprir.

Sabe aquele livro que você lê e pensa “caramba, todo mundo deveria ler esse livro uma vez na vida”? Pois é, separamos 15 sugestões de livros desse tipo, leituras obrigatórias para 2017. A seleção está incrível, garanto que você não vai se arrepender com qualquer um deles.

Obs. Não numeramos por ordem de “favoritismo” (não saberíamos escolher qual é melhor).

1 . A Cruz do Rei – Timothy Keller

É difícil escolher apenas alguns livros desse autor, todos são realmente bons. Mas esse é leitura obrigatória. A Cruz do Rei apresenta uma compilação de sermões baseados no Evangelho de Marcos.

O livro é dividido em duas partes (“o Rei” e “a cruz”), e conta em 18 capítulos, os momentos essenciais da história narrada no Evangelho de Marcos, na esperança de que o leitor encontre (ou reencontre) Jesus por meio desses relatos.

A Cruz do Rei é uma obra que pode ser lida tanto por céticos quanto por cristãos. Ela fala a todos que buscam uma ligação mais estreita com Jesus e o cristianismo. Keller faz uma apresentação inesquecível de Jesus Cristo, que deixa o leitor sem palavras do começo ao fim do livro.

Resultado de imagem para a cruz do rei

2. Louco Amor – Francis Chan

Se tivéssemos que escolher uma palavra para descrever esse livro seria: apaixonante. O livro é desafiador e emocionante, e teve grande impacto em minha vida pessoal. Nesse livro, Francis Chan é o “cupido”, e nos instiga a voltar para o primeiro amor com Jesus. Se quiser ter um “gostinho” do que o autor fala sobre o livro, assista o vídeo “Pare e Pense”, que está disponível no Youtube (a qualidade não é tão boa, mas vale a pena).

https://www.youtube.com/watch?v=azw7wit4Zmo

Resultado de imagem para louco amor francis

3. Jesus é ___ – Judah Smith

Esse livro é incrível! Num mundo globalizado e de informações instantâneas, apenas conhecer o personagem Jesus pode não fazer tanta diferença. Descobrir como interagir com ele e viver o sonho que ele sonhou para sua vida, isso sim faz toda a diferença.

O livro te apresenta Jesus de uma forma irresistível e sem rodeios. Ele instiga a libertar-se da religiosidade para buscar um relacionamento profundo e íntimo com Deus. Neste livro, Judah Smith lhe convida a conhecer o Salvador que as pinturas, os jargões e os sistemas humanos não conseguem captar: o Jesus bíblico e histórico, cheio de graça, e que convida a todos para caminhar em novidade de vida. Um livro desafiador, indicado para todos aqueles que desejam conhecer mais de perto o mais eloquente e singular personagem da história, analisar francamente as raízes que sustentam o seu relacionamento com Deus e com as pessoas e experimentar um novo patamar em sua vida espiritual.

Resultado de imagem para jesus é judah smith

 

4. Maravilhosa Graça – Philip Yancey

Esse livro não é nenhum lançamento, mas é o tipo de livro que você precisa ter na sua estante para reler depois de algum tempo.

Falamos da graça com freqüência, mas será que a entendemos? Será que realmente cremos nela? No livro, Philip Yancey discute por que os cristãos, ao em vez de atrair pessoas para Jesus, estão as afastando. Yancey oferece retratos fortes e verdadeiros da vida sob a graça. Sem sombra de dúvida um dos livros mais impactantes que li até hoje.

Resultado de imagem para maravilhosa graça philip yancey

5. Em busca de Deus – John Piper

Este livro é um manual moderno de espiritualidade. O autor argumenta que servir a Deus por obrigação não satisfaz o coração de Deus, e que buscar a alegria em Deus é a maior motivação do cristão. Porque quanto mais satisfeitos estivermos em Deus, mais Deus será glorificado em nós. É um livro revolucionário, uma verdadeira mudança de paradigmas. Trata de temas como prazer cristão, casamento, missões, amor, conversão, soberania de Deus e outros do nosso cotidiano. Leitura obrigatória 😉

Resultado de imagem para em busca de deus john piper

6. Os 5 níveis de liderança – John Maxwell

Esse livro tem um perfil um pouco diferente dos demais livros que sugerimos aqui. É para os chamados “líderes”.

O livro trata a verdadeira liderança, que não tem a ver com títulos. Ser escolhido para um cargo é apenas o primeiro dos cinco níveis que um líder é capaz de alcançar. Para se tornar mais do que “o chefe” você precisa ter a capacidade de investir nas pessoas e inspirá-las, deve alcançar resultados e construir uma equipe que produz. Maxwell condensa de forma magistral os vários tipos de líderes que podem existir e nos mostra a influência que cada um deles exerce nas pessoas.

Resultado de imagem para os 5 niveis de liderança maxwell

 

7. O Evangelho Maltrapilho – Brennan Manning

Um clássico. Não deixei mais um ano passar sem ler esse livro. ‘O evangelho maltrapilho’ foi escrito para pessoas aniquiladas, derrotadas e exauridas. Pessoas que se acham indignas de receber o amor de Deus. Quem sabe, ignoradas pela comunidade de cristãos por não se encaixarem no perfil de super-homem ou de supermulher que lhes é constantemente exigido. Pessoas cansadas da espiritualidade superficial e consumista. Pessoas que travam inúmeras batalhas interiores por não se sentirem parte de uma comunidade afetiva e acolhedora. Franco e provocador, o aclamado filósofo e teólogo cristão Brennan Manning nos convida a depositar nossa esperança na amplitude da graça, capaz de alcançar pecadores e pobres em espírito, e de resgatar nossa dignidade original.

Resultado de imagem para o evangelho maltrapilho

 

8. Como integrar fé e trabalho – Timothy Keller

Esse livro inspirador fala sobre como Deus nos chama a expressar sentido e propósito por meio de nosso trabalho e carreira profissional. Tim Keller tem ensinado e aconselhado por mais de vinte anos estudantes, jovens profissionais e líderes experientes sobre o tema trabalho e chamado cristão. Agora ele disponibiliza suas ideias para leitores neste livro, que oferece perspectivas bíblicas sobre questões prementes como:

  • Qual é o propósito do trabalho?
  • Como posso encontrar sentido e servir às pessoas em um ambiente de trabalho impiedoso e voltado para resultado?
  • Como usar minhas habilidades em uma vocação que tenha sentido e propósito?
  • Posso manter-me fiel a meus valores e ainda assim crescer profissionalmente?
  • Como fazer as difíceis escolhas que devem ser feitas ao longo de uma carreira de sucesso?

Resultado de imagem para como integrar fe e trabalho

 

9. Discipulado – Dietrich Bonhoeffer

Esse é o tipo de livro que você termina de ler e fala: EITA. Pensa em um livro ANIMAL. Escrito em 1937 pelo teólogo alemão Dietrich Bonhoeffer, Discipulado desenvolve profunda argumentação, com base no Sermão do Monte, sobre o significado de seguir a Cristo. O contexto era o da Alemanha no início do Nazismo. Sua preocupação, combater o que ele chamou de “graça barata”, essa graça que oferece perdão, sem arrependimento, comunhão sem confissão, discipulado sem cruz. Uma graça que não implica obediência nem submissão a cristo.

Esse autor, Dietrich Bonhoeffer, foi um teólogo, pastor luterano, membro da resistência alemã anti-nazista e membro fundador da Igreja Confessante, ala da igreja evangélica contrária à política nazista. Bonhoeffer envolveu-se na trama da Abwehr para assassinar Hitler. Em março de 1943 foi preso e acabou sendo enforcado, pouco tempo antes do próprio Hitler cometer suicídio.

Resultado de imagem para discipulado dietrich bonhoeffer

 

10. Graça – Max Lucado

Todos os livros do Max Lucado são apaixonantes. O cara tem uma sensibilidade inexplicável para falar sobre Jesus para as pessoas. Esse livro busca responder o que a graça significa de verdade, abordando-a através de sua origem divina. Lucado declara que “A graça de Deus gera uma mudança tão profunda de vida que, uma vez que você mergulha nela, nunca mais deseja sair”.

Durante a leitura desse livro, a gente se sente mergulhando na graça de Deus que, redireciona e redefine as nossas vidas.

Resultado de imagem para graça max lucado

 

11. Viva, Ame, Lidere – Brian Houston

Quando Brian Houston estabeleceu uma igreja no salão escolar com 40 pessoas, ele não tinha nenhuma ideia de quantos altos e baixos, sacrifícios e milagres iria encarar. Ao longo do tempo, a sua pequena igreja cresceu e virou o ministério Hilsong. A abordagem transformativa de Brian Houston para a vida em Viva Ame Lidere te ajudará a percorrer o seu próprio caminho de fé.

Resultado de imagem para viva ame lidere

12. Xealots – Dave Gibbons

E se, de repente, você descobrisse que todas as características e eventos peculiares de sua vida formam um conjunto de qualidades únicas e que podem ser o combustível para uma vida plena de significado e de serviço a Deus? Esse livro surpreendente nos motiva a viver na contramão da normalidade.

A ideia central desse livro é instigar os leitores a mudarem a forma com que levam a vida. Com um toque de humor e profundidade bíblica, o autor (Dave Gibbons) estimula, motiva e aconselha todos os que estão cansados da mesmice do cotidiano.

Resultado de imagem para xealots dave gibbons

13. Amor e Respeito – Emerson Eggerichs

Esse livro é especialmente para os noivos e casados. Se você ainda não está nessa fase, rola pra baixo que a lista continua boa.

Psicólogos hoje afirmam o que a sabedoria bíblica já havia estabelecido há milênios – o relacionamento homem-mulher somente ocorre de modo saudável quando ele a ama, e ela o respeita. A relação entre a necessidade de amor e de respeito no relacionamento conjugal tem tudo a ver com o tipo de casamento. E à medida que ambos teimam em desrespeitar essa lei básica da convivência do casal, dão vazão ao que Emerson Eggerichs denomina ciclo insano, que, sem dó nem piedade, destrói a harmonia conjugal. Quando o marido se sente desrespeitado, é especialmente difícil para ele amar a esposa. Quando a esposa não se sente amada, é especialmente difícil para ela respeitar o marido. Esse livro traz reflexões para o casal a luz da bíblia.

Resultado de imagem para amor e respeito emerson

14. Deus está com você – Max Lucado

Tenho um relacionamento de amor muito sério com esse livro. Ele é incrível para quem está começando sua jornada com Deus ou para quem quer se lembrar constantemente do quanto Deus é real e o quanto o seu amor está presente nas nossas vidas.

Deus é louco por você, sabia disso? Você não é um acidente de percurso. Você foi planejado com muito cuidado e amor, nos mínimos detalhes. Você é uma obra de arte divina, assinada por Deus. O amor dele por você é tão grande que foi capaz de levar Jesus à cruz para morrer em seu lugar. Muitas vezes, especialmente nos momentos mais difíceis da vida – quando surge uma doença, acontece um acidente, perde-se o emprego, a vida financeira vira um caos, alguém querido morre – é muito difícil perceber o cuidado de Deus conosco. Mas é essa esperança que Max Lucado quer reacender em seu coração.  Deus está com você em qualquer lugar, em todos os momentos, sob quaisquer circunstâncias. Ele jamais abandona você. Permita-se sentir o toque, o carinho de Deus por você através das doces e sábias palavras de Max Lucado.

Resultado de imagem para deus esta com voce

15. Liderança nível 5 – Jim Collins

O livro mostra o conceito de Jim Collins sobre a importância da humildade em um grande líder. O conceito pode ser útil para você em qualquer projeto que desenvolva com uma equipe, desde o seu trabalho de faculdade até o comando de uma grande empresa. Livro de utilidade pública, então vai fundo!

 

E aí, curtiu nossa wishlist? Se tiver alguma sugestão de livro que merece estar na nossa estante, manda pra gente! 😉

 

No more articles
Fé inteligente todo mês na sua caixa de entrada?