13 Provérbios que podem mudar seu dia

0

A Palavra de Deus nunca deixou de ser relevante em qualquer momento da historia. O livro de Provérbios deixa isso muito evidente. Seu propósito abrange muitas esferas da vida: como conviver com pessoas, como tratar dos negócios, como lidar consigo mesmo, sobre como devemos viver essa vida e o propósito dela. Conselhos que não trabalham apenas no cognitivo, mas que são práticos e necessários para qualquer indivíduo. Ser sábio hoje em dia é um desejo de muitos, afinal de contas ninguém gosta de ser taxado como ignorante ou insensato.

A reflexão de Salomão, portanto, parte do Temor a Deus como princípio do conhecimento (Pv 1.7). Princípio não como uma etapa que se deixa pra trás, não é meramente um método correto de pensamento, mas sim um relacionamento correto: uma submissão em adoração a Deus (Derek Kidner).

Deixe que esses conselhos invadam sua mente e coração, reflita sobre eles, pois é extremamente necessário fazer isso nos dias de hoje. Aqui vai uma pequena porção dessa material tão rico que nos direciona a conhecer a Deus, o homem e o mundo. No final do post você pode indicar pra gente quais são os seus provérbios “favoritos” ou quais tem sido importantes para você. Na próxima edição vamos adicioná-los 🙂

Sobre engano

“Como o louco que atira brasas e flechas mortais, assim é o homem que engana o seu próximo e diz: “Eu estava só brincando! ” Pv 26:18,19

Sobre orgulho

“Que outros façam elogios a você, não a sua própria boca; outras pessoas, não os seus próprios lábios.” Pv 27:2

Sobre amizade

“As feridas causadas por alguém que ama fazem bem, mas os beijo do inimigo são mortais” Pv 27:6 (A Mensagem)

“Assim como o ferro afia o ferro, um amigo afia o outro.”  Pv 27:17 (A Mensagem)

Sobre o coração

“Assim como a água reflete o rosto, o coração reflete quem somos nós.” Pv 27:19

Sobre misericórdia

“Não dá para encobrir os pecados e ir vivendo com eles; mas, quando você os reconhece e abandona, encontra misericórdia.” Pv 28.13 (A Mensagem)

Sobre a indiferença

“Quem dá aos pobres não passará necessidade, mas quem fecha os olhos para não vê-los sofrerá muitas maldições.” Pv 28:27

Sobre justiça própria

“Não testemunhe sem motivo contra o seu próximo nem use os seus lábios para enganá-lo. Não diga: “Farei com ele o que fez comigo; ele pagará pelo que fez”. Pv 24.28,29

Sobre a tolice

“Não responda ao insensato com igual insensatez, do contrário você se igualará a ele.” Pv 26.4

Sobre o ódio

“Quem odeia, disfarça as suas intenções com os lábios, mas no coração abriga a falsidade.” Pv 26:24

Sobre paciência

“Não tire conclusões precipitadas – pode haver um explicação muito boa para o que você entendeu de outro forma.” Pv 25.8 (A Mensagem)

Sobre finanças

“É tolice ser irresponsável com a vida financeira; acumular dívidas que não se pode pagar é muita loucura” Pv 17.18 (A Mensagem)

Sobre confiança

“Confie no Eterno do fundo do seu coração; não tente resolver tudo sozinho. Ouça a voz do Eterno em tudo o que fizer, aonde for. Ele manterá você no melhor caminho.” Pv 3.5-7 (A Mensagem)

 

No more articles
Fé inteligente todo mês na sua caixa de entrada?