10 dicas para um ensaio mais produtivo

1
Um grande problema no ministério de louvor é a qualidade dos ensaios.
Uma vez em uma conferência eu disse: “Os ensaios são tão importantes que você deve ‘alugar um smoking'”. Todos riram. Na verdade, depois, um dos rapazes me disse que estava realmente indo alugar um smoking para seu próximo ensaio, só para fazer uma declaração para a sua equipe. O que eu gostaria de mostrar é que as vezes você precisa tomar algumas atitudes para melhorar seus ensaios.

Quando os ensaios acontecem na sua igreja, os músicos estão motivados? O ensaio foi preparado de tal modo que todos os envolvidos se sentem valorizados e que é válido o tempo que eles estão dedicando? Você realmente considera o que seria necessário para tornar os ensaios melhores do que já foram? Pensar sobre essas coisas pode mudar a realidade de alguns ministérios.

Aqui vão algumas dicas para um ensaio mais produtivo:

1. Escolha canções cuidadosamente e com intencionalidade

Não assuma que suas escolhas de músicas são sempre as mais acertadas.  Tenha uma equipe de pessoas que ajudarão você a escolher as músicas. Existem pessoas que estão animadas e desejosas em poder servir dessa maneira.

 

2. Desenvolva um processo criativo nas músicas

Procure evitar que uma música seja tocada sempre da mesma maneira. Há razões para alterar o arranjo de uma canção, dependendo do contexto. Ficar na mesmice pode gerar tédio e desmotivar sua equipe. A mudança de arranjo não precisa ser em toda vez que você for tocar, estabeleça um período se for necessário.

 

3. Grave o ensaio

Não precisa ser uma gravação profissional em estúdio, mas é importantíssimo ter uma noção mais precisa do som que vocês estão fazendo. Grave e depois disponibilize para cada músico. Com a gravação é possível perceber e corrigir alguns erros assim como elogiar o que está dando certo.

 

4. Mantenha a congregação em mente

Na escolha das músicas e na criação de arranjos, sempre tenha em mente a necessidade de que a igreja deve cantar, portanto, facilite as coisas para ela. Desde o estilo musical até a tonalidade. Mostra essa preocupação para a sua equipe e valorize sempre a comunidade. Isso deixa mais claro que o mais importante é edificação da igreja e não as preferências musicais da banda.

5. Dê a seus músicos e equipe técnica bastante tempo

Além de tempo, dê os recursos necessários para que todos estejam preparados para o ensaio. Não subestime o quanto sua equipe pode crescer quando ela tem tempo suficiente e todos os recursos disponíveis.

 

6. Dê atenção às transições antes e depois de cada música

Nem todos os momentos de ministração ou oração requerem música de fundo. Ensaie repetidas vezes a passagem de uma música para outra. Incentive seus músicas a decorarem as cifras. Trabalhe as convenções que você deseja fazer em cada música e não se contente com o “mais ou menos”, busque a excelência.

 

7. Ensaie o ensaio

Planeje como será o ensaio, estabeleça a ordem de músicas, pense no que cada integrante pode fazer em determinada música. Ensaie cada detalhe em sua mente. Geralmente esse tipo de postura anima, encoraja sua equipe e revela o quanto você está empenhado.

 

8. Prepare espiritualmente

É comum pessoas chegarem tristes, desmotivadas ou até mesmo preocupadas para um ensaio. Portanto, mostre sua preocupação com elas. É importante sempre ter um momento de oração e a leitura da Palavra. Fale sobre a graça e a cruz de Cristo, que são a razão e motivo pelo qual nós vivemos.
Esteja sempre preparado para lidar com situações difíceis e delicadas que possam surgir, seja por algo externo ou dentro do grupo. Por isso é necessário você manter um relacionamento com o seu time também durante a semana.


9. Esteja atento ao horário

Nem todos tem a atitude de serem pontuais, você deve criar isso mas não sendo chato ou estúpido. Procure saber porque alguns se atrasam, quais são os motivos e aí dê os passos necessários. Mas lembre de viabilizar um ensaio que motive e não afaste às pessoas. Uma cobrança exagerada cria barreiras e dificultam um bom ensaio.

 

10. Seja grato

No final de cada ensaio busque manifestar a sua gratidão pelas pessoas envolvidas. Apesar de vocês estarem ali com o propósito de ensaiar, mostre como é bom estar em comunhão entre irmãos.

Em relação ao que disse no começo…é claro que não é necessário alugar um smoking. Mas estes foram apenas alguns passos que você pode dar com sua equipe. Sempre faça o que for preciso para proporcionar um ensaio produtivo e agradável.

 

 

Texto adaptado por Paulo Neitzke. Original aqui.

No more articles
Fé inteligente todo mês na sua caixa de entrada?